Comando Nacional de Greve da Fasubra participa de audiência no Senado

Na terça-feira (9/6), integrantes do Comando Nacional de Greve da Fasubra Sindical participaram, no Plenário 15 do Senado Federal, de audiência pública que tratou de temática relativa à implementação do Plano Nacional de Educação (PDE) 2015/2016. Participaram da atividade cerca de 50 trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação, representando a Categoria que se encontra em greve desde o dia 28 de maio último.

Na oportunidade os manifestantes, portanto bandeiras da Fasubra e cartazes da greve, chamaram a atenção dos parlamentares e da imprensa para o movimento paredista dos TAE. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, saudou os manifestantes, agradecendo a presença dos mesmos naquele espaço.

Presentes à audiência pública, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o secretário executivo da Secretaria de Ensino Superior – SESu/MEC -, Luiz Cláudio Costa, responderam questionamentos referentes à greve dos TAE, dizendo que, até o presente momento, “não receberam ofício da Fasubra que trate formalmente da negociação da pauta da greve, mas que o ministério se encontra disponível para dialogar e negociar.”

Na realidade, tal argumento é improcedente, já que o próprio ministro reconheceu, em reunião anterior com a representação da Fasubra, em documentos, em seu perfil no facebook e no portal do MEC, que tem conversado frequentemente com a Federação. Neste sentido, há evidente contradição na sua fala, pois a maior crítica do movimento dos TAE é a falta de negociação que traga resolutividade para a nossa pauta, o que levou a Categoria a entrar em greve por tempo indeterminado, como forma de pressionar para que haja abertura efetiva de negociação da pauta de reivindicações..

A greve nacional da Fasubra Sindical já se encontra no seu décimo primeiro dia e tem crescido na maioria das instituições de ensino superior do país, com forte mobilização e grande adesão dos trabalhadores. A pauta completa da greve está disponível no site da Federação: www.fasubra.org.br.

Fonte: Fasubra