Comissão discute importância da pós-graduação no país

É notória a importância da pós-graduação para a melhoria da educação no país e para o incremento da produção científica brasileira. Porém, a atual indústria da especialização cria, dia após dia, cursos que nem sempre estão de acordo com a legislação ou com o padrão exigido pelo Ministério da Educação.
Para discutir amplamente a importância e a qualidade da pós-graduação no Brasil, a deputada federal Alice Portugal protocolou requerimento, na Comissão de Educação, solicitando realização de Audiência Pública. Também serão abordados no evento os direitos e as reivindicações dos pós-graduandos.
Para o debate serão convidados os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Almeida Guimarães.
A Associação Nacional dos Pós-Graduandos apresenta uma pauta de reivindicações que inclui a universalização e valorização das bolsas de pesquisa; o estabelecimento de mecanismo de reajuste anual dos valores das bolsas de pesquisa; a assistência Estudantil com direito à moradia universitária, bandejão, atenção à saúde, passe-livre estudantil; mais condições de pesquisa (13ª Bolsa de Pesquisa, Taxa de Bancada, Financiamento para eventos científicos, Tradução e Publicação, Auxílio Defesa, etc), entre outras. “Trata-se de pauta ampla, porém factível, que necessita ser submetida ao debate neste Colegiado”, afirma a deputada Alice.
Fonte: ALice Portugal