Comissões da Câmara dos Deputados aprovam UFSBA e UFOBA

Sede da UFSBA será no município de Itabuna

O colegiado da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira, dia 31 de outubro de 2012, o projeto do Executivo que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA). O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) foi o Relator do PL 2207/11. Também nesta quarta-feira, o parecer do Deputado Federal Waldenor Pereira (PT-BA) do Projeto de Lei 2204/2011, de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), foi aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados.

A UFSBA deve ser implantada num prazo de quatro anos. O modelo institucional e acadêmico para a implantação da universidade será multicampi, com regime de ciclos e entrada única pelos Bacharelados Interdisciplinares (BI). Inicialmente, contará com três campi, nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além da sede no município de Itabuna. Serão criados 36 novos cursos de graduação, para atender 11.110 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.

Ambos os processos de implantação destas novas universidades estão sob a responsabilidade da UFBA. Assim, a Comissão de Implantação da UFOBA é presidida pelo Vice-Reitor Luiz Rogério Bastos Leal, enquanto o professor Naomar de Almeida Filho é o presidente da Comissão de Implantação da UFSBA.

Fonte: www.ufba.br