Conae acontecerá entre os dias 19 e 23/11, em Brasília

A II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), no período de 19 a 23 de novembro. Com o tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, o evento contará com cerca de quatro mil pessoas, que discutirão os rumos da educação no país.

A Fasubra, entidade que representa os técnico-administrativos em Educação das IFES, participará da atividade coordenando uma das mesas de interesse e deve, ainda, colocar em pauta as reivindicações e expectativas da categoria.

As discussões serão encaminhadas por delegados oriundos das Conferências Estaduais e Distrital, realizadas em 2013, que contaram com mais de 23 mil pessoas. Para a Conferência Nacional, os participantes serão distribuídos em segmentos e setores: pais, estudantes, professores e gestores, divididos entre educação básica, superior e profissional. Já os setores, são delegados de entidades diversas e movimentos sociais.

A é de o evento tenha um maior nível de debate e que se consiga aprovar as melhores propostas e, assim, produzir um Documento Final que paute a Educação nos próximos anos tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação.

Segundo a organização da Conae 2014, toda a fase preparatória da Conferência foi concluída pelo Fórum Nacional de Educação, inclusive já tendo sido formulado o Regimento e o Documento-Base.