Conceito de segurança na UFBA deverá ser debatido pela comunidade universitária

Um folheto que começou a ser distribuído nesta semana nos vários campi da UFBA marca o início da ação da Reitoria no sentido de que a Universidade realize um debate amplo e profundo sobre a questão da segurança em seu território. O reitor João Carlos Salles tem levantado o tema em alguns fóruns, observando que a comunidade universitária precisa se pronunciar sobre que tipo de segurança é adequado para uma universidade pública, inclusiva e de qualidade, que tem como um valor a relação aberta com a sociedade e a cidade na qual está inserida.

Ainda que a proteção da comunidade e do patrimônio da universidade seja uma questão da máxima importância, a visão do reitor vai no sentido oposto de uma militarização do campus ou de um tratamento dos espaços universitários como se fossem condomínios privados.

O folheto dá as boas vindas aos motoristas que chegam aos espaços da UFBA, informa que eles são monitorados para garantir a segurança da comunidade e do patrimônio dessa universidade pública, pede respeito às áreas verdes, à marcação das vagas especiais para estacionamento e das áreas de acesso restrito do campus. Alerta ainda que, em decorrência de algum evento incomum, os usuários devem entrar em contato com a Coordenadoria de Segurança da Universidade (COSEG) pelos telefones 3283-6000/6018, ou com a Ouvidoria da UFBA, pelo telefone 3283-7044.

folheto-seguranca

Ações executadas

Nos últimos meses, o grupo de trabalho e ações emergenciais integradas liderado pela Superintendência de Meio ambiente e Infraestrutura (SUMAI) executou uma série de medidas anunciadas pela Reitoria visando atender o compromisso institucional de consolidação de um ambiente seguro.

Foram realizados serviços de iluminação dos postes altos e baixos e refletores, com a substituição de 400 lâmpadas, de 250 reatores e a instalação de 30 novos refletores. Já foram também executadas a retirada de 1.942 m² de tapumes e de 1.137 m² de barracões, o fechamento de 770 m² de obras, a remoção de 700 m³ de entulho vegetal e de obra, a recuperação ou substituição de 357m de gradis, a poda de árvores e criação de faixa de domínio ao longo dos gradis. O trabalho continua com a regularização do piso e ordenamento das áreas dos antigos tapumes.

Fonte: UFBA