Congresso 70 anos do Hupes: ASSUFBA discute conjuntura nacional e o papel dos HU’s

A ASSUFBA Sindicato promoveu na sexta-feira(23/11), a mesa “Conjuntura política nacional e o papel dos HU’S” no Congresso Complexo Hupes – 70 anos. A Coordenação da entidade conduziu a mesa ao lado da servidora Técnico-Administrativa em Educação, licenciada para atividade parlamentar, Alice Portugal, e Ricardo Carvalho, representante da APUB Sindicato.

Os participantes ficaram emocionados com as falas da mesa. Muitos falaram sobre como se sentiam em relação ao hospital e da responsabilidade de cada um para manter o espaço vivo.

O Coordenador geral do Sindicato, Renato Jorge, fez um panorama sobre as condições de trabalho e a relação com a conjuntura política do país. Jorge, antes de iniciar sua exposição, fez um lembrete: “Nós da ASSUFBA temos um legado, uma história. Inclusive de nos fazer reconhecer enquanto categoria de trabalhadores de uma universidade pública”.

Renato Jorge ainda comentou sobre diversos temas de interesse da categoria. Com um aguerrido discurso sobre os ataques às universidades, concluiu: “A palavra de ordem é resistência”.

Organizadora e mediadora da mesa, Almira do Rosário, Coordenadora de Saúde do Trabalhador, declarou ser muito significativo o espaço dedicado ao debate proposto. “É importante que os trabalhadores se conscientizem nesse momento que precisamos de mais união, principalmente dos Hospitais Universitários, em especial este complexo que sempre foi foco de resistência e luta pelos direitos da sociedade como todo”, afirmou.

Relação entre o Hupes e a história

“Em que momento esse hospital universitário comemora 70 anos?”, questionou a deputada federal Alice Portugal,  aludindo à difícil conjuntura do país.

Alice lembrou que o Brasil dos anos 80 e 90 era o país da fome e da miséria e esses indicadores formaram os profissionais do Hupes. “A natureza endêmica de doenças tropicais fruto do subdesenvolvimento nos formou”. E completou: “Para além de uma “casa” de formação, o Hospital das Clínicas, como prefiro chamar, é um lugar de ciência”.

O papel conscientizador do trabalhador do Com-Hupes

O coordenador de Assuntos Jurídicos da ASSUFBA, Paulo Vaz, fez um chamado para os trabalhadores do Hupes presentes no evento sobre a importância de conscientizar quem frequenta o Hospital sobre o que significa o espaço. “Temos que entender o nosso papel potencial enquanto trabalhadores para conscientizar as pessoas que frequentam o Hospital Universitário em atender a comunidade, além do papel de ensino, pesquisa e extensão dentro da UFBA”.

A Bahia disse não

O professor Ricardo Carvalho, representante da APUB, foi esperançoso ao lembrar que no processo das eleições gerais, a Bahia deu uma resposta negativa ao governo ultraconservador e neoliberal. “Toda vez que analiso a conjuntura, lembro que meu estado não escolheu Bolsonaro, foram 75% que disseram ele não”.

Medalha Professor Dr. Roberto Santos

Na abertura do evento, a servidora licenciada Alice Portugal, foi homenageada com a medalha Professor Dr. Roberto Santos em reconhecimento a notável contribuição para valorização institucional, social e acadêmica da instituição.

Alice não pode comparecer à abertura do Congresso devido a compromissos na Câmara dos Deputados e à possibilidade de votação da Projeto de Lei Escola sem Partido. Renato Jorge recebeu a medalha Professor Santos em nome da deputada e a entregou na mesa promovida pela ASSUFBA no Congresso.  

Outra homenageada foi Sônia Silva Nascimento, como servidora mais antiga do Hupes. Sônia disse que se sentiu muito nervosa, emocionada, mas, principalmente, lisonjeada. “Fiquei agradecida pelo reconhecimento”, comentou.