Congresso da CTB aponta rumos para enfrentar conjuntura nacional

Reunidos na sexta e no sábado (09 e 10/06), representantes de diversas entidades sindicais do Estado participaram do 4º Congresso da CTB Bahia, realizado em Salvador. Os ricos debates apontaram para novas estratégias de enfrentamento ao projeto capitaneado pelo governo Temer.

IMG_4435

Participante da mesa de abertura, o coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge, alertou os presentes sobre a necessidade de reforçar a luta contra as reformas trabalhista e da Previdência. Para isso, é preciso aumentar o diálogo com os diversos segmentos da sociedade e ampliar a unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade.

 

Ao analisar a o cenário político, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, afirmou que o Brasil assiste a sua mais profunda instabilidade. “Está cada vez mais nítido que o país está mergulhado em um clima bastante hostil. As forças conservadoras que tomaram o governo de assalto advogam de uma agenda extremamente regressiva. Querem o fim da CLT, dos direitos previdenciários e assim consagrar um ambiente diferente daquilo que se viu lograr nos últimos dez anos”.

Para Adilson, a mobilização popular tem de crescer. “Ganhar as ruas, levantar a bandeira do desenvolvimento nacional e da valorização do trabalho dá sentido para a nossa causa. Não tenho dúvida de que a saída é a construção de uma frente ampla, levantar as bandeiras da Diretas Já e fazer valer a importância de retomar a condução do país para que o Brasil, de fato, seja soberano, mais humano e menos desigual.

Técnica-administrativa licenciada, a deputada federal Alice Portugal demonstrou preocupação com as reformas do governo Temer, como a trabalhista, que enfraquece a organização sindical. “Os sindicatos estão sendo atingidos de morte. As centrais tiveram, que por força da conjuntura mais do que nunca, procurar assento unitário, coisa que a CTB sempre defendeu. A Central é a grande novidade no mundo sindical brasileiro”.

Sem dúvida, o 4º Congresso da CTB Bahia reuniu delegados qualificados, que fizeram um debate sério sobre as estratégias de luta para derrotar o projeto neoliberal de Temer. A ASSUFBA, como não podia deixar de ser, marcou presença e enviou representantes da UFBA, UFRB e UFOB.

Fotos: Américo Barros / Foco Filmes