Conselho de Representantes da Assufba aprova proposta dos Turnos Contínuos

O Conselho de Representantes da Assufba Sindicato se reuniu nesta quinta-feira, 23, para discutir e finalizar o documento sobre os Turnos Contínuos. Após as considerações, a categoria aprovou o documento que será entregue à Comissão de Gestão de Pessoas do Consuni, desta sexta-feira, 24.

1_MG_1069

Coordenadora de Comunicação, Cassia V. Maciel, esclarece duvidas de turnos contínuos.
Foto: Foco Filmes/Américo Barros

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge afirmou que a compreensão do horário de trabalho no serviço público é de extrema importância. “Estamos nessa luta há mais de duas décadas. Este debate tem que contagiar a universidade na busca de melhorias para toda comunidade”, acrescenta.

Na ocasião, foi apresentado um quadro atualizado dos servidores por escolaridade com a quantidade de servidores que possuem Mestrado. “Como pode uma Universidade com mais 3.000 servidores ter apenas, 177 apenas com mestrado? Isso é inconcebível”, argumenta o coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim.

A questão dos Turnos Contínuos suscita o debate sobre a Qualificação pois, os Técnico-administrativos encontram dificuldades e discriminação para se titularem, ao contrário dos professores que são estimulados. Para Sinaid Santos, enfermeira, entre os poucos que concluíram mestrado “se dependesse da Universidade  nem tinha concluído. Mesmo tendo passado com ampla concorrência, tive imensa dificuldade de liberação as aulas. Não podemos admitir que num âmbito de formação universitária os próprios servidores sejam ‘impedidos’ de se capacitar e crescer academicamente. É casa de ferreiro, espeto de pau?”

O documento discutido e aprovado pelo Conselho de Representantes da Assufba defende que a Reitora encaminhe a descrição do G.T institucional promovido pela CDH, que aponta a necessidade de regulamentação dos Turnos Contínuos na UFBA.

 

Fonte: Ascom Assufba