Consulta para a Reitoria da UFBA: servidores reforçam o primeiro dia de votação

A consulta para escolha do reitor e vice-reitor da UFBA começou nesta terça-feira (22/05), em clima de tranquilidade. Os Técnico-Administrativos em Educação atenderam ao chamado da Comissão Eleitoral, da qual a ASSUFBA faz parte, e compareceram para registrar o voto já no primeiro dia de votação.

A Coordenação do Sindicato percorreu as unidades da UFBA para verificar o andamento do processo e reforçar a necessidade de cada servidor participar da consulta, que segue até esta quarta-feira (23/05). Logo pela manhã desta terça-feira (22/05), o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, fez questão de votar no COM-Hupes.

Renato reforçou a necessidade de os servidores votarem. “A importância da consulta para reitor é muito grande nesta quadra de privatizações e retirada de recursos das instituições de ensino. A UFBA sofre forte ataque e é sucateada.  Por isso, os Técnico-Administrativos jogam muito peso e esforço na escolha da Reitoria no sentido de fortalecer a Universidade Federal da Bahia para enfrentar a conjuntura”.

No caso do trabalhador do COM-Hupes, Renato Jorge frisa que o voto é ainda mais importante. “Temos uma relação conflituosa com a Ebserh. Infelizmente, os trabalhadores do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos passam por momentos de dificuldades, que vão desde a falta de condições de trabalho até a enorme diferença salarial entre os funcionários dos dois vínculos”.

Segundo o Coordenador Geral da ASSUFBA, os problemas no COM-Hupes têm colaborado para o índice de adoecimento. A atenção à saúde, inclusive, é uma das pautas a serem cobradas à Reitoria. “Queremos que seja dada visibilidade para a categoria e ampliado o processo de democratização dentro da Universidade, no sentido de os técnicos ocuparem mais espaços nos cargos de comando”.

A importância de votar

Bárbara Nery (COM-Hupes) – “A importância se dá, sobretudo, neste momento de insegurança da democracia do nosso país. Assistimos a cada dia nossa instituição ser agredida. Precisamos, através da consulta, reafirmar a nossa vontade de manter um projeto de autonomia da universidade, alinhado com as forças democráticas do Brasil”.

Eliete Gonçalves (COM-Hupes) – “É muito importante que nós, servidores, votemos em peso na consulta. Precisamos resistir para que a universidade continue pública, de qualidade e inclusiva, e que não fique à deriva neste governo golpista. O voto dos técnicos, professores e estudantes é um ato de resistência”.

Edinei Pereira (Reitoria da UFBA) – “A participação da categoria é fundamental. Vivemos em um momento de crise política grave. No caso das universidades, houve diversos cortes de verbas na educação. Precisamos de uma Reitoria que combata isso do ponto de vista político e da gestão. É importante que o servidor venha votar e que a consulta tenha um número grande de votantes para que o governo não pense em fazer como em algumas universidades, que é atrasar a nomeação do reitor”.

Andreia Novo (MCO) – “A universidade tem de se mostrar unida neste momento de conjuntura política e econômica muito adversa. Eu acho que a chapa “Somos UFBA” representa a garantia da autonomia universitária, da união dos técnicos, alunos e professores”.

Luiz Henrique de Codes (Escola de Música) – “Eu acho fundamental que o pleito seja realizado com todo o apoio da comunidade porque se trata da confirmação de um Reitorado que fez uma gestão muito boa de resistência nesses últimos quatro anos. Neste momento não podemos perder a nossa marcação dentro do cenário nacional. A universidade é um ponto de resistência da sociedade que precisa ser mantido e até ampliado”.

Zoni Caldas (PRODEP) – “É importante que os técnicos e todos os segmentos da universidade votem para sacramentar a escolha do reitor e vice-reitor. Estamos atentos pela manutenção da democracia na UFBA. Não queremos que ocorra o que tem acontecido nas demais instituições do país”.

Amanda Almeida (PRODEP) – “Diante da conjuntura adversa, com golpe de Estado desde 2016, a democracia tem de ser preservada. Para que possamos exercer a democracia, precisamos que haja o maior quantitativo de votos para referendar todo o processo da consulta. Os técnicos, docentes e discentes precisam garantir o sucesso do pleito. Depois, vamos brigar para que o reitor e o vice-reitor sejam empossados”.

Araciara Vidal Barros (Aposentada) – “Sinto porque os aposentados não podem votar. Seria muito importante. Já conhecemos o nosso reitor, mas o voto é fundamental para dar continuidade ao que tem sido feito na UFBA”.

Confira a galeria de imagens do primeiro dia de votação: