Consuni da UFRJ desta quinta-feira (26) será deliberativo sobre gestão dos HU

ANDES-SN reafirma a importância da participação dos docentes e das Seções Sindicais em mais um Ato Nacional de Luta contra a Ebserh, no Rio de Janeiro

A Reitoria da UFRJ confirmou para esta quinta-feira (26) a sessão do Conselho Universitário (Consuni), que será deliberativa sobre as propostas apresentadas para a gestão dos hospitais da universidade. Para a Adufrj, Seção Sindical do ANDES-SN, ao anunciar a intenção de decidir sobre uma das três propostas apresentadas (pelo reitor, por 17 conselheiros, e pela Fasubra) às vésperas da sessão, o reitor Carlos Levi ‘parece querer’ desarticular a mobilização em torno do tema Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na última sessão, realizada no dia 12 deste mês, Levi afirmou que a próxima reunião do Consuni apenas continuaria as discussões sobre as três propostas: de contrato com a Ebserh, apresentada pelo reitor; de fortalecimento da gestão dos HU, apresentada por 17 conselheiros e referendada pelos movimentos da UFRJ; e da Fasubra.

“A Regional do Rio está articulando com todas as Seções Sindicais do ANDES-SN  no estado e com os movimentos sociais e entidades sindicais parceiros na luta contra a Ebserh e em defesa da autonomia universitária para levarmos o maior número de pessoas amanhã para a UFRJ e fazermos um ato bastante representativo”, afirma a 1ª secretária a Regional Rio de Janeiro, Sÿnia Lúcio Rodrigues de Lima.

Nesta segunda-feira (23), o ANDES-SN encaminhou a circular nº 187/2013, na qual reafirma a necessidade de que as Seções Sindicais fortaleçam a manifestação em mais um Ato Nacional de Luta contra a Ebserh, no Rio de Janeiro, juntamente com a Fasubra, o Sinasefe e outros movimentos sociais que defendem a universidade pública, gratuita, democrática, autÿnoma e de qualidade socialmente referenciada, bem como a saúde publica ao alcance de todos. “Esperamos também contar com uma participação de âmbito nacional”, acrescenta a diretora do ANDES-SN.

A Adufrj afirma que a comunidade acadêmica está organizada e mobilizada para barrar a Ebserh na UFRJ, com vários pontos de concentração. Ônibus sairão do IFCS e da Praia Vermelha para o Consuni. Na Reitoria, os estudantes organizam uma oficina de cartazes a partir das 9h desta quinta (26). O Consuni está marcado para as 9h30, no Auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia, no campus do Fundão.

 

Fonte:  www.andes.org.br