Consuni histórico aprova Turnos Contínuos na UFBA

O Conselho Universitário da UFBA aprovou por unanimidade a implementação da Jornada de Trabalho de 30 horas em turnos ininterruptos na Universidade. A decisão ocorreu no Consuni Ordinário realizado no dia 20/12, no Instituto de Matemática da UFBA, no Campus de Ondina.

unnamed (2)

Categoria presente reforça a representação dos técnicos administrativo no CONSUNI

Em reunião histórica altamente concorrida, o Conselho Universitário da UFBA aprovou por unanimidade a Proposta de Resolução que regulamenta a Implementação da Jornada de Trabalho em Turnos Contínuos na Universidade. A decisão ocorreu na última Reunião Ordinária do CONSUNI, realizada no dia 20/12, no Instituto de Matemática da UFBA, no Campus de Ondina com a categoria presente e lotando o auditório.

Presedido pela reitora da UFBA, Professora Dora Leal Rosa e pelo vice-reitor da UFBA, Luiz Rogério Bastos Leal. Na pauta, a Eleição do Substituto Eventual do Vice-Reitor para exercício em 2014, Definição das Comissões Permanentes do Conselho Universitário, Discussão sobre as propostas apresentadas pela PROGRAD no sentido de equacionar a questão da superposição de horários de aulas relacionada aos turnos vespertino e noturno de Unidades Universitárias.

No final da manhã e inicio da tarde entrou em debate o quinto ponto de pauta, a Minuta de Resolução que “Regulamenta o processo de implementação e avaliação da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal da Bahia e dá outras providências”. O relator do processo na Comissão de Normas e Recursos, o Prof. Júlio Rocha deu parecer favorável à implementação, sugerindo ajustes que mantiveram o espírito além de incorporar sugestões da categoria.

Demais diretores de unidades também foram favoráveis à jornada de Turnos Contínuos dos técnico-administrativos da UFBA. Para o professor Raimundo Muniz, diretor do Instituto de Física, esse é um importante passo tomado pela universidade.

Natal dos Turnos Contínuos

Categoria participa ativamente do CONSUNI pela aprovação dos turnos contínuos

Categoria participa ativamente do CONSUNI pela aprovação dos turnos contínuos

Caracterizados com o gorro do Papai Noel e com pirulitos nas mãos representando cada unidade da universidade, durante a sessão do Consuni, os servidores da UFBA convocados pela ASSUFBA Sindicato marcaram presença maciça e comemoravam a cada fala a favor da implementação com flexibilização da Jornada. Estudantes  se posicionaram favoráveis na  reunião,destacando a necessidade de discutir também as questões relativas aos trabalhadores terceirizados.. Para Yuri Brito, coordenador do DCE da UFBA, “uma importante conquista para a universidade”.

Vitória

 “Destaco que o percurso politico institucional dessa luta dos Turnos Contínuos se deu paralelamente com as mobilizações da ASSUFBA. Foram atos, passeatas, pauta de greve, pauta na Federação, audiências com o reitorado, conversas, foi uma construção coletiva. Vivemos o momento da viabilidade e agora estamos no momento da regulamentação, mas a categoria dos técnicos sempre teve no horizonte a legalidade da matéria”, afirmou a representante dos técnicos no Consuni, a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia B. Maciel.

Conselheiro Renato Jorge Pinto no CONSUNI

Conselheiro Renato Jorge Pinto no CONSUNI

“Esse momento para a ASSUFBA é muito importante porque coincide com o aniversário da nossa entidade que completou 33 anos, mas penso que a universidade vai dar um salto de qualidade na discussão dos Turnos Contínuos. Primeiro, porque é o funcionamento da própria instituição. A segunda questão trata de uma dívida histórica dessa instituição. Nós temos entre nós mais de 1000 trabalhadores que não são graduados na universidade, que estão aqui há muito tempo e não tiveram essa oportunidade. Então, é um grande desafio essa discussão dos Turnos Contínuos no sentido de possibilitar a categoria dos técnicos de se qualificar e capacitar”, salientou o conselheiro Renato Jorge Pinto, coordenador Geral da ASSUFBA.

Renato Jorge disse ainda que a aprovação representa um momento histórico para os técnicos. “O compromisso da ASSUFBA é com desenvolvimento da universidade e qualificação de cada servidor, sempre, por isso temos muito a comemorar. Agora é aguardar a regulamentação”.

O Consuni Ordinário foi encerrado às 13h do dia 20. Na saída da reunião, os servidores participaram de uma feijoada promovida pela ASSUFBA no hall do auditório do Instituto de Matemática.

Fonte: Ascom Assufba Sindicato