Contas da ASSUFBA e contribuição extra para ajudar no custeio do CONFASUBRA

Reunidos em assembleia, realizada na manhã desta quinta-feira (03/05), no auditório da ASSUFBA, os Técnico-Administrativos em Educação aprovaram, por esmagadora maioria, a Prestação de Contas do segundo semestre de 2017, apresentada pelo Sindicato, e a contribuição extra que vai ajudar no custeio das despesas dos delegados que irão ao 23º CONFASUBRA.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, detalhou a Prestação de Contas para os presentes. Lembrou que os gastos da entidade foram elevados, também, em função da compra, mudança e reforma da nova sede do Sindicato, além da última greve realizada no final do ano passado.

IMG_1577

A categoria havia decidido e aprovado em assembleia pela compra de uma sede própria. Após a aquisição do imóvel através de consórcio, foi necessário investir em mudanças para oferecer a estrutura que o associado merece. Reforma de todos os pavimentos, aquisição de mobiliário e equipamentos para o funcionamento das atividades, realização do curso preparatório para o concurso da UFBA, além de investimento em segurança foram alguns dos itens da Prestação de Contas citados por Renato Jorge.

Foi reforçado ainda o bloqueio judicial das contas da ASSUFBA, ocorrido em outubro passado, o que inviabilizou o cumprimento de diversos compromissos financeiros à época, hoje já sanados, e a alta inadimplência dos usuários da Promédica. A Coordenadora Geral do Sindicato, Simone Coité, fez a leitura do parecer do Conselho Fiscal.

CONFASUBRA
Pela primeira vez na história, a ASSUFBA leva a maior delegação do país para o 23º CONFASUBRA, que acontece entre os dias 6 e 11 de maio, em Poços de Caldas (MG). Ao todo, 106 delegados vão participar do evento. É um número jamais visto. Para se ter ideia, no último Congresso da Federação, foram 69.

O aumento na quantidade de delegados mostra a consciência política tanto do Sindicato quanto da categoria, que entende que o momento é de ampliação da unidade, do engajamento e da mobilização para impedir ainda mais retrocessos e garantir o futuro dos serviços públicos.

IMG_1629

Conscientes da necessidade de uma delegação maior, que possa agregar as discussões do Congresso, os servidores aprovaram uma contribuição extra para ajudar no custeio das despesas dos delegados, como passagem, translado, deslocamento e alimentação (nos dias em que não é oferecida pela organização do evento).

O Coordenador de Assuntos Jurídicos da ASSUFBA e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, reforçou que é fundamental a participação dos delegados. Ele confirmou que, até o momento, a delegação inscrita conta com cerca de 1.160 pessoas.

O Congresso contará com 10 mesas e 12 Grupos de Trabalho que discutem assuntos relacionados aos servidores e à conjuntura nacional. Também será eleita e empossada a nova diretoria da FASUBRA.

Consulta para reitor e vice-reitor da UFBA
Renato falou sobre a consulta para escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Federal da Bahia. A única chapa inscrita é a “Somos UFBA”, que já deu início aos debates com a categoria. Os candidatos à reeleição são João Carlos Salles (reitor) e Paulo Miguez (vice-reitor). O primeiro aconteceu no dia 26/04, na Faculdade de Arquitetura. O próximo a ser realizado ocorre em 18/05, às 8h30, no Salão Nobre da Reitoria.

Minuto de silêncio
A categoria fez um minuto de silêncio pela morte da professora aposentada do Instituto de Letras, Suzana Alice Cardoso. Em função do falecimento, o debate com a chapa candidata à reeleição na consulta para reitor e vice-reitor da UFBA, que aconteceria nesta quinta-feira (03/05), no IMS/CAT- Vitória da Conquista, foi cancelado.