Contra o fim da aposentadoria e dos direitos, ASSUFBA protesta na praça da Piedade

Com o objetivo de abrir espaço para a privatização da Previdência Social, o governo Temer propõe uma reforma que, na prática, acaba com a aposentadoria. Para protestar contra a medida, que só interessa ao grande capital, a ASSUFBA, a CTB e diversos sindicatos realizaram o ato “Primavera de Lutas – Se você não lutar, não vai se aposentar”, na manhã desta sexta-feira (22/09), na praça da Piedade.

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, reforça que o “que é apresentado não é uma proposta de reforma e sim o fim da Previdência, um dos instrumentos de distribuição de renda do país. O governo quer acabar com a Seguridade Social”.

Renato Jorge ainda lembra que, enquanto propõe que o cidadão trabalhe por mais tempo para conseguir a aposentadoria, o governo ignora os R$ 426 bilhões que não são repassados pelas empresas ao INSS. Valor, inclusive, muito maior do que o falacioso déficit da Previdência em 2016 (R$ 151,9 bilhões).

IMG_2544

Para o presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, a reforma de Temer, que se aposentou aos 55 anos, quer entregar a Previdência Social para o grande capital, como os banqueiros. Por isso, os trabalhadores devem ir às ruas e ampliar a mobilização contra o fim da aposentadoria.

Outras bandeiras também foram levantadas no ato. Os trabalhadores protestaram contra o desmonte do Estado, que penaliza, sobretudo, quem mais precisa: os mais pobres. Além de cortar investimentos em áreas de saúde e educação, retirar recursos das universidades federais, tentar reduzir o papel do serviço público, o governo também entrega o patrimônio do povo à iniciativa privada. Já foi divulgada uma lista com previsão de 58 privatizações.

IMG_2396

Presente no ato, que marcou o início da Primavera, por isso, foram distribuídas rosas à população, a Coordenadora de Aposentados da ASSUFBA, Maria Dolores de Brito, demonstrou preocupação com o futuro nas novas gerações, diante da agenda neoliberal. Por isso, a importância da atividade para alertar também a população.

“Nós que somos aposentados, que trabalhamos por uma vida inteira, quando, enfim, nos afastamos da vida laboral, nos deparamos com um governo que só ataca os trabalhadores. Se a reforma da Previdência passar, teremos ainda mais perdas”, afirmou Dolores.

Opinião semelhante tem Edgar de Jesus, Coordenador de Aposentados do Sindicato. “O governo Temer quer acabar com a vida dos brasileiros e entregar as riquezas do nosso país”. Ele aproveitou para chamar o GT de Aposentados, presente no ato, e os demais trabalhadores, para a passeata que ocorre em outubro, com saída da praça da Piedade, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.