COORDENAÇÃO DA ASSUFBA SINDICATO SE REÚNE EM PRIMEIRA AUDIÊNCIA COM A NOVA REITORIA DA UFBA

Na manhã desta segunda-feira (13/03), atendendo convite feito pela Coordenação da ASSUFBA Sindicato, ocorreu a primeira reunião presencial com a nova reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Sindicato levou a pauta emergencial sobre os Turnos Contínuos; Ponto Eletrônico; Condições de Trabalho; Qualificação e Capacitação; PDG (Programa de Gestão e Desenvolvimento); Teletrabalho; Discussão dos Trabalhadores RJU não cedidos à Ebserh, Ampliação do atendimento do SMURB (prédio novo) e a agenda dos aposentados. Uma pauta extensa, mas que dá continuidade as bandeiras que o Sindicato já vem reivindicando desde o último reitorado.

O coordenador Geral, Renato Jorge, começou o debate fazendo uma provocação ao Reitor, Prof. Paulo Miguez, pedindo a ele a criação imediata de uma Mesa Local de Negociação Permanente dos/as Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da UFBA. O pedido de Renato é para contemplar um conjunto de demandas inerentes à categoria dos TAE que precisam ser ajustadas e encaminhadas dentro da universidade.

PAUTA EMERGENCIAL

O Controle Eletrônico de Frequência veio acompanhado da proposta de criação de uma Comissão. Renato pontuou as condições do ambiente de trabalho e como a categoria anseia por uma solução para esses problemas. A ideia da Comissão é criar um ambiente para a comunidade dialogar sobre o Controle de Frequência, já que por trás dessa temática, muitas outras precisam ser resolvidas, como as condições de trabalho na instituição.

Além disso, a coordenação levantou a necessidade de abrir o diálogo sobre os Turnos Contínuos. Renato relembrou que a ASSUFBA já tratou diversas vezes sobre o assunto e há muito tempo não conseguiram avançar, apesar de um compilado de sugestões que já foi entregue à PRODEP desde outubro do ano passado, pela entidade.

Antonio Bomfim, Coordenador de Comunicação, salientou que nesse sentido, é importante que o CONSUNI, do ponto de vista informativo, dê conta de orientar as unidades acadêmicas e administrativas, pois é necessário dar continuidade aos trabalhos das Comissões que tratam sobre PGD (Programa de Gestão e Desenvolvimento), a CAJ Central e as Comissões Internas Locais, propiciando um momento de apresentação dos trabalhos que já estão concluídos e encaminhamentos sobre os Turnos contínuos e o Teletrabalho que precisam avançar promovendo a modernização administrativa da instituição com melhoria da qualidade de vida dos(as) Técnico(a)-administrativos(as) em Educação.

A sugestão feita pelos coordenadores na pauta dos trabalhadores dos HU’s é para que esse novo reitorado possa enfrentar e fiscalizar esse contrato entre a EBSERH com a PRODEP. A EBSERH tem tratado a Universidade como se não fosse parte do Hospital, atropelando os debates e colocando os TAE lotados nos hospitais em situação delicada. A ampliação do atendimento no SMURB também foi levada para a audiência, e no tocante, o reitor falou que a situação do SMURB se pauta pela falta de recursos.

O Coordenador de Aposentados, Edgar de Jesus, falou em nome dos(as) aposentados(as), reiterando o pedido que fez ao Prof. João Carlos Salles, ex-reitor da UFBA, sobre a carteirinha de acesso dos aposentados(as) aos serviços de saúde e a criação de um departamento para somente atendê-los lá na PRODEP. Ambos os pedidos ficaram na gaveta, o que gerou uma cobrança incisiva de Edgar para que o novo Pró-reitor, Jeilson Barreto, resolva essas demandas.

ENCAMINHAMENTOS

Atendendo o pedido da Coordenação, o Reitor se comprometeu em instalar imediatamente a Mesa Local de Negociação Permanente na UFBA. Outro encaminhamento acordado foi a necessidade em trazer as unidades de saúde da universidade para realizar um debate junto ao Conselho Gestor do Hospital, com intuito de atender as demandas inerentes aos TAE dos HU’s.

Sobre as demandas da CAJ Central e Locais, o reitor, junto com a PRODEP se comprometeram em ver a definição de uma carga horária para os trabalhadores que compõem as respectivas Comissões realizar os seus trabalhos.

Todos esses encaminhamentos serão abordados na Mesa Local de Negociação Permanente, uma iniciativa que vai aproximar a categoria da Administração Central e corroborar com a luta da ASSUFBA em resolver urgentemente a pauta dos(as) TAE na UFBA. A audiência reforçou o papel legal e político do sindicato na representação dos trabalhadores.