Corte de R$ 42,1 bilhões na Educação afeta planejamento de obras na UFBA, diz instituição

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem sido prejudicada com o corte de gastos imposto pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição afirmou na última sexta-feira (29), que o contingenciamento de R$ 42,1 bilhões anunciado pelo governo federal em março para o setor da educação, fez com que aproximadamente 10% dos recursos de custeio e 30% dos recursos de capital do orçamento da instituição também fossem contingenciados. As informações são do portal G1.

Gastos com contas de luz, água, manutenção e pagamento de funcionários terceirizados representam os “custeio” das universidades. Essas, porém, por lei, não são despesas de responsabilidade do governo e, por isso, podem ter cortes quando se tem contingenciamento. Já os recursos de despesas de “capital” são referentes ao que é gasto em obras realizadas nas faculdades da universidade.

A UFBA ainda disse que, caso não sejam liberados os recursos contingenciados, a universidade também terá afetações no pagamento dos contratos de serviços continuados. Ainda segundo a instituição, a gestão levou a situação ao conhecimento do Ministério da Educação (MEC) para que a situação não comprometa o funcionamento das atividades.

Fonte: Metro 1