Covid-19 e crescente número de variantes ainda é motivo de preocupação

Apesar da queda no número de mortes pela Covid-19, o vírus ainda é motivo de preocupação. Nas últimas semanas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou estar investigando variantes recombinantes do novo coronavírus. Por conta da transmissão ainda elevada, é provável que outras variantes, incluindo recombinantes como a XE, continuem a surgir, afirmou a entidade.

De acordo com o boletim da Organizção, ela seria cerca de 10% mais transmissível que a BA.2. Contudo, tratam-se de estimativas preliminares, que ainda necessitam de confirmação, a partir estudos aprofundados. “A XE continua a pertencer à variante ômicron até que diferenças significativas na transmissão e nas características da doença, incluindo a gravidade, possam ser relatadas”, ressaltou a OMS.

Neste mesmo período, a entidade computou mais de 9 milhões de novos casos e cerca de 26 mil mortes.  Os Estados Unidos registraram o maior número de mortes semanais (4.435), seguidos da Rússia (2.357), da Coreia do Sul (2.336). Na sequência, aparecem a Alemanha (1.592) e do Brasil (1.436). Por outro lado, a Coreia do Sul registrou o maior número de casos (2 milhões) no período. Alemanha (1,3 milhões), França (959 mil), Vietnã (796,7 mil) e Itália (486,7 mil) também estão no topo da lista.