CSPB reúne autoridades, sindicalistas e advogados no Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates Jurídico-Sindical da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) reuniu quase 130 participantes entre representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho, da Ordem dos Advogados do Brasil, lideranças sindicais, magistrados e estudiosos de notório conhecimento na área de Direto.

Para o presidente da CSPB, João Domingos, o movimento sindical, como um todo, necessita de departamentos jurídicos com bom corpo técnico para superar os embates judiciais. No entanto, essa necessidade tem maior peso nas entidades do setor público.

“Nós entendemos o jurídico como um elo necessário para defender nossos interesses. Resolvemos redimensionar o encontro de forma a reunir grandes autoridades e especialistas da área jurídica. Esse evento tem o propósito de iniciar um novo ciclo de interação e ações integradas nos diversos departamentos jurídicos de nossas entidades filiadas. Queremos criar um Fórum permanente de debates sobre temas jurídicos e organizar o Ciclo de Debates Jurídico-Sindical da CSPB, em outros estados”, declarou.

De acordo com o diretor Jurídico da entidade, Osmir Bertazoni, o primeiro evento sobre o tema dará o “ponta-pé” inicial para um novo ciclo de debates nos anos posteriores. “Espero que nos próximos anos possamos organizar um evento de três ou quatro dias para contemplar boa parte das discussões que o tema exige. Estou seguro de que conseguiremos atingir este objetivo”, disse.

O evento, realizado no Hotel Nacional, em Brasília, repetiu o sucesso de outros encontros realizados pela CSPB, como o Encontro de Mulheres e o Seminário de Segurança Pública da entidade. O ciclo de debates jurídico, de acordo com informações do secretário-geral, Lineu Mazano, reuniu advogados de 40 federações filiadas à CSPB.

Foram tratados e debatidos aspectos relevantes da organização sindical dos servidores públicos no MTE; práticas antissindicais dos gestores públicos e aposentadoria especial no serviço público. As palestras, ministradas por especialistas nos temas relacionados, contaram com boa participação dos convidados que formularam perguntas e realizaram intervenções durante todo o encontro.

Com informações da CSPB