CTB leva bloco dos trabalhadores para o Bonfim

Participar da Lavagem do Bonfim já é uma tradição para a CTB Bahia. Em 2016, a Central está convocando os sindicatos filiados para formar um grande bloco e levar as bandeiras dos trabalhadores para a festa. A concentração será às 8h, na Igreja da Conceição da Praia, de onde o grupo sairá logo após o cortejo oficial em direção à Colina Sagrada, no Bonfim.

A festa começa com um culto ecumênico na Igreja da Conceição, que reúne representantes de diversas religiões em uma grande benção à multidão de baianos e turistas que se preparam para a caminhada de 8km até a Basílica do Bonfim, onde as baianas lavam as escadarias da igreja com vassouras e muita água de cheiro.

A festa que começou religiosa foi se tornando profana ao longo dos anos. Hoje funciona também com um espaço de protesto para o movimento social e de visibilidade para as lideranças políticas.

Desde a sua fundação, que a CTB leva as bandeiras de luta dos trabalhadores para o cortejo. “Este ano, levaremos também a bandeira em defesa da democracia e contra a tentativa de golpe contra a presidente Dilma, patrocinada pela direita, com o apoio da grande mídia e setores conservadores da sociedade brasileira. Fizemos uma grande mobilização contra o golpe em 2015 e vamos continuar esta luta ainda mais forte em 2016, começando com a Lavagem do Bonfim, passando pela Festa de Iemanjá, pela Mudança do Garcia e por todas as manifestações populares do povo baiano. A CTB vai aproveitar todas as oportunidades para deixar claro que não vai ter golpe”, afirmou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.

Fonte: CTB Bahia