Dados do IBGE divulgam aumento no número de desempregados no país

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 3,347 milhões de desempregados estão à procura de emprego há pelo menos dois anos.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) apresentou ainda que essa quantidade de pessoas representa 26,2% (cerca de 1 em cada 4) dos desempregados no país no segundo trimestre.

De acordo com o IBGE, esses resultados são os maiores para um trimestre desde o governo Dilma, em 2012. No primeiro trimestre, os números de brasileiros nessa situação era de 3,319 milhos de pessoas, o que representava 24,8% do total.

A postura neoliberal adotada pelo governo Bolsonaro (PSL) não consegue conter o crescente número do desemprego. Se comparado ao mesmo período de 2018, houve um aumento de 196 mil pessoas nessa situação.

Bahia ocupa 1° lugar da pesquisa

A Bahia possui a maior taxa de desocupação, com 17,3%, superando o Amapá, que possuía o maior índice no primeiro trimestre do ano. Segundo os dados da pesquisa, foi registrado 1,215 milhão de pessoas desocupadas, um aumento de 91 mil se comparado ao mesmo período do ano passado. Salvador, capital baiana, lidera o ranking da desocupação entre as capitais do país. No primeiro trimestre havia ficado com a 6° maior taxa entre as capitais.