Datafolha inicia nova pesquisa de intenção de voto presidencial após as manifestações políticas de Bolsonaro no 7 de Setembro

O 7 de Setembro é uma data simbólica para o movimento político-social e de manifestação do povo na luta por direitos. O presidente Jair Bolsonaro, em uma ação vergonhosa, tentou se utilizar o Dia da Independência do Brasil para promover uma campanha eleitoral através das estruturas do Estado. Espera-se que o novo resultado seja expressado na pesquisa nacional sobre a disputa presencidencial, feita pelo instituto Datafolha. 

Além da preferência do eleitorado em relação à disputa presidencial, o Datafolha também traz perguntas sobre a avaliação do governo Bolsonaro e questiona em quem o entrevistado votou no segundo turno das eleições para presidente em 2018.

A pesquisa vai ouvir 2.676 pessoas, em 191 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07422/2022.

Na pesquisa espontânea, quando não são mencionados os nomes dos candidatos, Lula alcançava 40% e Bolsonaro chegava a 29%. Ciro tinha 4% e Simone Tebet, 2%.

Naquela ocasião, a pesquisa havia entrevistado 5.734 pessoas em 285 municípios entre 30 de agosto e 1º de setembro, também com margem de erro de 2 pontos.