Defenda o serviço público: mentiras sobre o funcionalismo ditas por Bolsonaro são parte do plano de extinção

O serviço público brasileiro tem sido um dos principais alvos de ataques do governo de Jair Bolsonaro. A PEC 32 da Reforma Administrativa é um dos maiores exemplos do plano de destruição do desgoverno.

Para além disto, ainda há, nos discursos do presidente, falas caluniosas sobre o funcionalismo que foram proferidas no ano de 2021. Fakes, que não passam de falsas justificativas para destruir o serviço público no país e deixar trabalhadores e cidadãos sem acesso à assistência básica e seus direitos.

Mentira: “O Brasil tem estado muito inchado, temos mais servidores públicos do que os países desenvolvidos”

Segundo um estudo da OCDE (2015), o Brasil fica atrás da média (21%) de funcionários públicos em relação ao total de trabalhadores. Comparativamente, enquanto Dinamarca e Noruega lideram com 35%, o Brasil possui apenas 12%.

Mentira: “O Brasil gasta mais com a folha de pagamento dos servidores públicos do que os países desenvolvidos” 

De acordo com um estudo da OCDE (2019), o Brasil gasta apenas 10,5% do PIB com a folha de pagamento dos servidores públicos. Já os países tidos como exemplos de qualidade de vida gastam muito mais: Dinamarca (16%), Noruega (15%) e Finlândia (14%)

Mentira: “Grande parte do orçamento da união é destinado à folha de pagamento dos servidores públicos” 

Só em 2020, o Orçamento Federal executado destinou 39% do valor total para juros e amortização da dívida pública, o equivalente a 1,3 tri. Já a Saúde, por exemplo, recebeu apenas 4% do total.

A verdade é que a privatização encarece e torna os serviços inacessíveis. Segundo um estudo da CNI (2019), os serviços privatizados tiveram altas acima da inflação nas últimas duas décadas no Brasil. No período de 1999 a 2019, a inflação acumulada foi de 240%, já os serviços privados de saúde, por exemplo, tiveram aumento de 374%

Assim como, apesar do déficit orçamentário, o SUS é o maior sistema de saúde público, gratuito e universal do mundo. O Brasil é o único país com mais de 200mi de habitantes que possui um sistema de saúde público e universal. O SUS é referência internacional por conta do seu alcance e multiplicidade de serviços que vão desde atendimentos primários até procedimentos mais complexos como transplante de órgãos.

Defenda o serviço público.