Deniz Menezes: A importância do Serviço Social para o COM-Hupes, a UFBA e a população

A assistente social lotada no COM-Hupes, Deniz Menezes, fala sobe a importância do Serviço Social na UFBA, em especial, na unidade hospitalar. De acordo com a Técnica-Administrativa em Educação, seu objetivo é compreender as questões sociais, econômicas e culturais que interferem no processo saúde-doença e buscar estratégias político–institucionais para enfrentá-las.

 

ASSUFBA – Como funciona hoje o Serviço Social do COM-Hupes?

DENIZ MENEZES – O Serviço Social integra a Unidade de Atenção Psicossocial e está vinculada à Divisão de Gestão de Cuidado, a qual está inserida na Gerência de Atenção à Saúde, conforme organograma institucional. Funciona oficialmente de segunda a sábado e feriados, das 7h às 19h, e seus profissionais estão inseridos nas enfermarias, nos plantões na sala do Serviço Social, em alguns ambulatórios, comissões e programas específicos.

 

ASSUFBA – Você é uma das referências na consolidação do Serviço Social no COM-Hupes. Conte-nos como se deu esse processo?

DM – Fui nomeada assistente social da UFBA, designada para exercer minhas funções neste Complexo Hospitalar no dia 2 de janeiro de 1995. Eu tinha poucos anos de experiência profissional e foi nesta instituição de saúde que desenvolvi toda a minha trajetória profissional, busquei me especializar e me capacitar para melhor assistir aos usuários que assistimos, especificamente os da política de Saúde Mental. Participei do núcleo que foi formado para a criação da Escola de Serviço Social da UFBA e também do núcleo que implantou a Residência Multiprofissional do Hupes, juntamente com o Professor Ramalho. Já fui referência técnica do Serviço Social, hoje não mais exerço esta função, mas continuo exercendo minhas atividades assistenciais na enfermaria de Psiquiatria, onde também sou preceptora da Residência Multiprofissional.

 

ASSUFBA – Quais são as atividades e serviços desenvolvidos pelo Serviço Social?

DM – O serviço Social hoje está inserido em algumas frentes de trabalho nas seguintes perspectivas:

a) ASSISTÊNCIA:

  1. Composição de equipes multiprofissionais para atenção aos usuários das enfermarias e alguns ambulatórios do Complexo Hupes;
  2. Intercorrências: demandas espontâneas relacionadas à democratização de informações, orientações e encaminhamentos no que tange a viabilização de direitos.
  3. Assessoria e/ou composição de comissões do COM-Hupes; 
  4. Coordenação de alguns programas direcionados aos usuários.

b) ENSINO:

  1. Preceptoria de residência e supervisão de campo de estágio;

c) PESQUISA:

  1. Projetos de pesquisas e de intervenção;

A intervenção do Serviço Social tem por finalidade compreender os determinantes sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde-doença na busca de estratégias político–institucionais para o enfrentamento destas questões, desenvolvendo ações educativas e assistenciais junto aos usuários do COM-Hupes, mobilizando-os ao exercício da cidadania e ao seu protagonismo, tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida.

 

ASSUFBA – Como tem funcionado o Serviço Social no COM-Hupes durante a pandemia?

DM – Considerando a norma técnica da Anvisa n.04/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção e controle de infecção que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus e considerando a nota do CFESS de 20 de março de 2020, o Serviço Social realizou adequação de alguns fluxos a fim de atender com segurança dos usuários.

A nota do CFESS de 20 de março de 2020 diz que: “pela natureza da nossa atuação profissional e pelo reconhecimento de que somos profissionais de saúde, assim como médicos/as, enfermeiros/as, psicólogos/as, farmacêuticos/as, dentre outras categorias profissionais, precisamos atender à população. Isto implica que precisamos ter maior rigor no processo de higienização e na utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC)”.

Portanto, o assistente social continua atendendo presencialmente aos usuários e seus familiares, porém deve estar devidamente paramentado e em local que atenda às exigências sanitárias adequadas.

Além disso, neste momento de excepcionalidade, o próprio Conselho (Brasília, 23 de março de 2020) refere que algumas atividades podem ser realizadas nas modalidades de teletrabalho, videoconferência e on-line, para que nossas atividades não sofram descontinuidade. Assim, algumas orientações estão sendo realizadas nesta modalidade para contribuir com a segurança de todos.

 

ASSUFBA – Quais os maiores desafios do Serviço Social do Complexo Hupes?

DM – Hoje, em meu entendimento, os maiores desafios enfrentados pelo Serviço Social são: o desconhecimento por parte dos colaboradores, outros profissionais, usuários e gestão acerca das atribuições devidas do Assistente Social; o pequeno quantitativo de profissionais para cobertura das diversas frentes de trabalho as quais somos solicitados; o modelo atual de gestão não prevê necessariamente que um profissional Assistente Social chefie o Serviço Social, conforme modelo anterior; a existência de diferentes vínculos empregatícios dentro de um mesmo setor.