Depois de muita pressão, PL do Piso Nacional da Enfermagem será votado nesta quarta-feira

Após intensa pressão dos parlamentares de oposição, como a deputada federal Alice Portugal, e dos trabalhadores, o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o Piso Nacional da Enfermagem, deve ser votado no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (04/05). 

O projeto já foi aprovado no Senado em novembro de 2021 e agora depende do aval da Câmara. A proposta prevê um salário mínimo inicial de R$ 4.750 para a enfermagem, com 70% desse valor para os técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras. O objetivo é que a quantia seja corrigida anualmente de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O governo Bolsonaro tentou impedir a aprovação do texto e chegou a apresentar um cálculo sobre o impacto que não era verdadeiro. Mas, o grupo de trabalho que analisa o projeto aprovou, em fevereiro, relatório apresentado pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

Agora, para que o texto seja aprovado no plenário da Câmara, é necessário grande mobilização dos profissionais da enfermagem, além do engajamento como os parlamentares. A valorização dos trabalhadores passa pela aprovação do piso.

#APROVAPL2564