Desgoverno de Bolsonaro: Brasil fica entre os 10 piores países para se trabalhar

A vida do trabalhador no Brasil não tem sido fácil com a gestão de Jair Bolsonaro. O país está entre os 10 piores do mundo para se trabalhar. O balanço vergonhoso foi divulgado pelo Global Rights Index (Índice Global de Direitos). A perda de direitos é constante e não há nada que seja feito para melhorar a situação.

O índice é produzido anualmente pela Confederação Sindical Internacional, que representa 200 milhões de trabalhadores no mundo. Em uma lista de 149 países, foram analisados 97 indicadores de violações, com base em convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e jurisprudência.

Nesta oitava edição, figuram ao lado do Brasil na lista dos 10 piores países para os trabalhadores em 2021: Bangladesh, Bielorrússia, Colômbia, Egito, Honduras, Mianmar, Filipinas, Turquia e Zimbábue.

O relatório traz indicadores mundiais inquietantes: 87% dos países violaram o direito à greve; 79% violaram o direito de negociação coletiva; os trabalhadores foram expostos à violência em 45 países, sofreram prisões arbitrárias em 68 países e tiveram sindicalistas assassinados em seis: Brasil, Colômbia, Guatemala, Mianmar, Nigéria e Filipinas.