Dia do Servidor Público marcado pela luta em defesa dos direitos

A luta da categoria se constrói na rua. O Dia do Servidor Público, celebrado nesta quinta-feira, 28 de outubro, já começou agitado, com movimentações intensas em todo o Brasil. Na Bahia, os Coordenadores da ASSUFBA ocuparam o Centro Administrativo para defender os interesses da sociedade e dos serviços públicos. Prova de que o Sindicato não foge da mobilização é que a Coordenação de Aposentados, representada por Edgar de Jesus, também esteve presente e se juntou aos representantes de diversas entidades do setor público para protestar em defesa do reajuste já e contra a Reforma Administrativa.

Em Brasília, os Coordenadores do Sindicato Antonio Bomfim Moreira e Rosangela de Santana integram as manifestações, junto com os sindicatos da base da FASUBRA, e deputados aliados, como a deputada federal, Alice Portugal, que tem feito um excelente trabalho de enfrentamento à Reforma Administrativa, Gleisi Hoffmann, Paulo Pimenta e demais parlamentares. A união faz a força.

Na capital federal , os servidores públicos caminharam pela Esplanada dos Ministérios e se posicionaram no gramado em frente à Câmara dos Deputados e do Senado, onde foi feito um protesto através de uma inscrição humana. Depois, todos os trabalhadores do serviço público foram para a porta do Ministério da Economia, juntamente com a FASUBRA, para impedir a entrada de trabalhadores terceirizados, mesmo com a presença da polícia, o bloqueio foi mantido. Haverá ainda hoje, uma reunião com as representações para planejar a continuidade dessas atividades durante a semana.

A luta é para garantir um atendimento de qualidade para a população, contra a privatização dos serviços públicos e o fim dos concursos. Os sindicatos, as centrais sindicais e os movimentos populares estão em alerta máximo porque a destruição dos serviços públicos e dos servidores é a proposta colocada na Reforma Administrativa.

Com Bolsonaro no poder, o Brasil está mergulhado no caos. O custo de vida sobe a cada dia, enquanto os salários dos servidores estão congelados há anos. A conjuntura não é fácil. Os ataques aos direitos da categoria não param. Um dos mais graves é a PEC 32.

Graças à mobilização, a PEC 32 ainda não foi pautada no plenário da Câmara dos Deputados. Sem dúvida, uma vitória. Mas, não dá para descansar. A luta continua para que a Reforma Administrativa, uma proposta completamente nefasta, seja enterrada de vez. O Dia do Servidor Público é um dia de luta e de esperança em defesa da sociedade e da população que mais precisa.

#PEC32Não

🚫 Não à Reforma Administrativa