Dia Nacional de greves e paralisações é organizado pelo Fórum dos SPFs

Fórum dos Servidores Públicos Federais. Foto: Fasubra Sindical

Fórum dos Servidores Públicos Federais. Foto: Fasubra Sindical

Em reunião realizada no dia (3/7) na sede da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), entidades que compõem o Fórum de Entidades dos Servidores Públicos Federais discutiram os detalhes finais para a realização do Dia Nacional de Greves e Paralisações na próxima quinta-feira, 11 de julho.

A Fasubra foi representada na reunião pelos coordenadores Luiz Antônio de Araújo Silva, Rolando Malvásio Júnior, João Paulo Ribeiro, Antonieta Cóssio Xavier e Maria Antônia Bertoni.

O Dia Nacional, convocado pelas centrais sindicais, tem por objetivo inserir as pautas dos trabalhadores públicos nas manifestações que vêm ocorrendo em todo o país. Por isso, as entidades do Fórum dos SPFs adendam os eixos abaixo à pauta das mobilizações:

1) reajuste salarial digno e valorização do servidor público;
2) paridade entre ativos e aposentados;
3) anulação da reforma da Previdência de 2003;
4) contra a privatização dos hospitais universitários e da previdência do servidor
5) não aos leilões do petróleo e ao projeto de lei que cria as fundações privadas no setor público (PLP 92/2009), que regulamenta a privatização de todo o Estado Brasileiro.

A Direção da Fasubra reforçou que a Federação está totalmente inserida na pauta do Dia Nacional tendo, inclusive, orientado suas entidades de base a organizarem e mobilizarem-se nos estados. Ressaltou ainda que é necessário reforçar a Campanha Salarial do conjunto dos trabalhadores do serviço público federal, propondo reuniões com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e setores do governo para cobrar retorno sobre pauta de reivindicações protocolada em janeiro deste ano no MPOG, junto à Presidência da República e MEC, ainda sem resposta.

Quanto à proposta, surgida na reunião anterior do Fórum, de solicitar a antecipação das parcelas dos 15,8% de aumento concedidos pelo Governo ao funcionalismo federal, a Fasubra informou às entidades do Fórum dos SPFs que em virtude da realização dos Encontros Regionais e das manifestações que têm ocorrido no país, não houve tempo hábil para que o tema fosse discutido na base, mas que o mesmo seria analisado na reunião da Diretoria Nacional, na quinta-feira (4/7) e, provavelmente, na Plenária Nacional dado que em algumas bases da Federação, a exemplo da UnB, o tema já foi abordado com expectativa de absorção pela categoria.

Ao final da reunião foram tirados, entre outros, os seguintes encaminhamentos: orientar os sindicatos de base a incorporar-se ao Dia Nacional de Greves e Paralisações através dos comitês estaduais do Fórum dos SPFs e realização de ato em Brasília no dia 11/7 com representação de entidades; distribuição do cartaz de convocação das categorias para o Dia Nacional de Greves e Paralisações. Como não houve consenso sobre a proposta de antecipação das parcelas do acordo salarial fechado, o Fórum orientou o aprofundamento da discussão pelas entidades e centrais sindicais.

A Fasubra já enviou os cartazes às bases e na reunião da DN  realizada na quinta (4) fez a avaliação de conjuntura com ênfase no Dia Nacional de Luta com Paralisações.

Fonte: Redação: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical