Dias contados: investigação da PF contra Bolsonaro pode ter desdobramento decisivo ainda esta semana

Essa semana pode ser decisiva para a permanência de Bolsonaro na Presidência. Ele pode ser denunciado por corrupção passiva, obstrução de Justiça e advocacia administrativa, por tentar interferir na autonomia da Polícia Federal (PF). A partir desta segunda-feira (11/05) três ministros, seis delegados e uma deputada federal devem prestar depoimentos sobre a investigação na PF.

Os depoimentos desses citados vai servir como prova para comprovar a veracidade das acusações do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, contra o presidente. Se ele for denunciado pela PGR e, se a Câmara aprovar o prosseguimento das investigações, Bolsonaro será afastado automaticamente do cargo por 180 dias.

Outra prova que pode agravar a crise política e institucional, é o vídeo de uma reunião em que Bolsonaro teria ameaçado Moro de demissão caso não trocasse o diretor-geral da PF. A publicação do material está sob a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello.