Dieese afirma que mais de 4 milhões de brasileiros tivera contratos suspensos

De acordo com o Dieese, mais de 4 milhões de trabalhadores tiveram os contratos suspensos, com base na Medida Provisória (MP) 936. A instituição afirma que os sindicatos têm ajudado em firmar condições melhores para os atingidos pela MP.

Benefícios e a garantia de manutenção da negociação coletiva são exemplos das ações asseguradas pelas entidades sindicais.

Até o momento, o Dieese contabilizou 4,41 milhões de negociações feitas pelos trabalhadores. A região com maior índice de adesão à MP 936, com 68,8% do total, é o Sudeste.

Durante a pandemia, diversas medidas foram implementadas após a interferência dos sindicatos, como: prevenção e higiene, afastamento de funcionários de grupos de risco, concessão de férias coletivas, entre outras.

A MP 936 foi editada em 1° de abril, e criou o Programa Emergencial de manutenção do Emprego e Renda. O documento permite que as empresas suspendam os contratos de trabalho, com redução proporcional de jornada e salários, além do pagamento do benefício emergencial.