Diversas atividades marcam o Dia da Consciência Negra em Salvador

Nesta quinta-feira (20/11), quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, diversas atividades em alusão à data acontecem em Salvador. A primeira delas é a 6ª Lavagem da Estátua de Zumbi, que neste ano foca a luta contra o extermínio da juventude negra.  O ato político será realizado às 9h, na Praça da Sé, com a apresentação da banda Tambores de Búzios.

Às 15h, tem início a 14ª Caminhada da Liberdade, que vai do Curuzu ao Pelourinho, com a participação dos principais blocos afro do Brasil. O objetivo é resgatar a memória do ator baiano Mario Gusmão, que teve contribuição importante na história do movimento negro.

Com concentração às 14h e saída prevista para 16h, no Campo Grande, a 35ª Marcha da Consciência Negra ‘Zumbi dos Palmares’ tem como tema “20 anos sem Lélia González”, em homenagem à líder negra.

A partir das 22h, começa ainda a 7ª Alvorada dos Ojás, no Corredor da Vitória, Dique do Tororó, entrada do Aeroporto e Itapuã. O Ojá – uma das peças mais importantes do vestuário do Povo de Santo – será amarrado nas árvores destas localidades, por uma manifestação pela paz. Estas atividades são organizadas por diversas entidades do movimento negro.

O dia 20 de novembro foi escolhido para marcar a Consciência Negra porque nesse dia, em 1695, foi assassinado pelas tropas coloniais portuguesas Zumbi, o líder mais importante do Quilombo dos Palmares. A celebração é fundamental para a classe trabalhadora, porque representa a luta dos negros escravizados no Brasil.

CTB

O secretário de Combate ao Racismo da CTB-BA, Silvio Pinheiro, conta que em Salvador as atividades da Consciência Negra têm sido realçadas no mês todo. Na terça-feira (18), houve distribuição do Estatuto da Igualdade Racial em dois grandes shoppings de Salvador e à noite ocorreram palestras em escolas públicas da capital baiana.

Ainda na Bahia, em Camaçari, Everaldo Vieira, coordenador da Regional Metropolitana da CTB-BA e integrante do Coletivo Nacional da Igualdade Racial da CTB, revela que estarão participando das atividades em Salvador na quinta-feira e na sexta-feira (21) realizam um grande ato no centro de Camaçari, das 13h às 19h com participação da Unegro, da CTB e diversas outras entidades da cidade.