Eleição da Assufba garante ao servidor o direito democrático da representatividade

A votação para a eleição da Assufba, para o triênio 2017-2020, aconteceu até às 17h desta quinta-feira (09/03), nas Unidades/Órgãos, e segue até às 20h, nas unidades hospitalares. Os trabalhadores técnicos-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais da Bahia vivem em um modelo de democracia representativa, em que os servidores delegam a uma entidade o direito de representá-los e de tomar as decisões que melhor favoreçam os interesses de toda a categoria.

 

IMG_0130

A deputada federal Alice Portugal ressalta a importância da história do Sindicato na luta pelos direitos dos servidores. “A Assufba é uma entidade de larga tradição democrática, um dos sindicatos mais respeitados da Bahia e do serviço público. Tem na sua história escrita, a rearticulação dos servidores públicos federais, na luta por seus direitos, enfrentou a outra ditadura e enfrenta agora o golpe. Então é uma entidade que tem as diversas forças, participantes da sua base, e que disputam as eleições.”.

E concluiu desejando que “a eleição transcorra dentro da mais tranquila ordem democrática e que o vencedor tenha a sua vitória garantida.”

Para a servidora aposentada Vera Lúcia Santos de Queiroz é de fundamental importância que os trabalhadores façam a sua parte, escolhendo quem deve lutar pela melhoria nas condições de trabalho e de vida. “A partir do Sindicato, nós começamos a ter voz, podendo discutir e reivindicar pelos nossos direitos. E agora é a vez de escolher a chapa que melhor representa a todos”.

Bastante motivada, a aposentada da creche UFBA, Meire de Oliveira Rodrigues, afirmou que estar afastada do trabalho não a impede de votar, até porque, segundo ela, todos precisam buscar seu progresso.

“A corda sempre parte para o lado mais fraco. E nós aposentados não podemos esquecer de que precisamos de facilidade para encontrar médicos, ter um planejamento para a realização de atividades físicas, entre outras questões, sem esquecer da busca por um salário digno. E é por isso que estou aqui, decidindo o melhor para os servidores”, destacou Meire.

Duas chapas concorrem ao pleito: Chapa 1 “Sindicato é para lutar” e a Chapa 2 “É Hora de Renovar”. A apuração dos votos acontece nesta sexta-feira (10/03).