Em assembleia extraordinária, Técnico-Administrativos em Educação da UFSB elaboram carta com reivindicações da categoria para o processo de consulta do próximo reitorado

Na última quinta-feira (27/01), a ASSUFBA se reuniu com os servidores da Universidade Federal do Sul da Bahia, em assembleia extraordinária, para elaborar uma Carta Programa de princípios e proposições dos TAEs da UFSB para o processo de consulta à Reitoria, que ocorre entre 7 e 8 de fevereiro do corrente ano. A mesa foi composta pelos coordenadores Edinelvan Lima, Aida Maia, Lucimara da Cruz e Antônio Bomfim.

Na introdução da pauta, os servidores foram atualizados sobre a conjuntura nacional e local, com informes trazidos pela coordenadora de Comunicação, Lucimara da Cruz, que falou sobre a construção de um calendário de luta pelo reajuste salarial, liderado pelos fóruns e federações nacionais. No calendário, um indicativo de greve para o dia 9 de março está sendo pautado, em decorrência das perdas salariais de 19,9% que os servidores públicos federais sofreram durante o governo Bolsonaro.

Lucimara informou também que a Fasubra se propôs a contribuir com a campanha de solidariedade destinada aos atingidos pelas chuvas no Sul da Bahia, que teve a iniciativa da ASSUFBA, com doações de cestas básicas e suporte às cidades do Sul e Sudoeste da Bahia. O Sindicato está fazendo um levantamento dos itens essenciais e fornecedores para enviar relatório à Fasubra, e dar continuidade a campanha de solidariedade. 

O coordenador Edinelvan Lima atualizou os TAEs com os informes da UFSB, incluindo a atualização sobre a implantação do ponto eletrônico, que está em fase de composição da comissão que irá tratar do tema. O servidor Danilo Ornelas, Representante Técnico no Consuni UFSB, deu o informe sobre a conquista da categoria de mais uma vaga ao órgão colegiado e convidou os servidores para preencher a vaga em aberto o mais rapidamente possível. 

O servidor destacou que foram pleiteadas inicialmente na proposta de regimento mais 3 vagas, a fim de objetivar uma vaga para representação de cada campus e mais uma para a representação sindical, no entanto, foi voto vencido, sendo necessário reajustar a proposição inicial da categoria. Em seguida, no ponto ‘o que ocorrer’, os presentes votaram pelo nome do servidor Ilo de Oliveira Moura, para a Comissão de Internacionalização da universidade.

Na consulta à reitoria, que concorre entre as chapas UniDiversidade: Profª. Dra. Joana Angélica Guimarães da Luz (reitora) e Prof. Dr. Francisco José Gomes Mesquita (vice-reitor) e Democracia e Participação: Prof. Dr. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes (reitor) e Profª. Dra. Ita de Oliveira Silva (vice-reitora), os Técnico-Administrativos em Educação precisam elaborar uma carta programa, reivindicando as demandas da categoria. Essas demandas precisam ser consideradas pelas duas chapas durante o período de eleição na universidade.

Entre as reivindicações citadas pelos trabalhadores presentes, está a necessidade de uma aplicação democrática das representações dos TAES, o combate ao assédio moral, ao machismo e LGTBQIA+fobia, a criação de um setor de Qualidade de Vida para os servidores, a reivindicação de maior isonomia nas liberações de licenças para qualificação de mestrados e doutorados, entre outros.

As propostas foram discutidas na reunião, e foi composta uma comissão formada pelos servidores para dar continuidade aos trabalhos de elaboração e organização das propostas e posterior encaminhamento aos pares e entrega às duas chapas inscritas na consulta.