Em Assembleia Geral na UFSB, servidores(as) deliberam sobre o Indicativo de Greve para o dia 11 de março

Fechando a rodada de assembleias que ocorreram durante a semana do dia 04/02 a 01 de março, a Coordenação da ASSUFBA reuniu os(as) servidores(as) TAEs da UFSB na tarde da última quinta-feira (29/02), para avaliar o Indicativo de Greve do dia 11 de março orientado pela FASUBRA. Na oportunidade, os(as) trabalhadores(as) deliberaram também sobre o(a) delegado(a) da base que vai representar a categoria no dia 09 de março na Plenária Excepcional Virtual da Federação.

Abrindo as discussões, o Coordenador Geral, Renato Jorge fez um apanhado de todo o histórico da Campanha Salarial desde o começo de 2023. Ele falou também como funciona a logística das mesas de negociação, sendo a Mesa Setorial de Negociação que negocia o Aprimoramento e Reestruturação da Carreira e tem a participação da FASUBRA e o Sinasefe, e a Mesa Nacional de Negociação Permanente, que trata do Reajuste Salarial e tem a presença do Fonasefe.

Apresentando os informes sobre a Mesa Setorial, Edinelvan Lima, Coordenador Geral, informou que no decorrer de diversas negociações, até o momento, o governo não apresentou números concretos nem uma proposta minimamente razoável. “Na última reunião, ficou evidente, segundo a avaliação dos colegas presentes e dos nossos representantes, que há um completo desconhecimento por parte do governo em relação à nossa categoria. Isso ficou claro quando alguns pontos foram abordados, evidenciando a falta de conhecimento do governo sobre nossa situação”, enfatizou.

Adelmaria Ione, coordenadora da pasta de Formação Sindical, informou que diante de todo esse descaso do Governo, a categoria se mobiliza para a greve. “Outra estratégia que estamos utilizando é justamente sair com indicativo de greve. Aprovamos também um estado de mobilização permanente e aprovamos paralisações. Temos cumprido rigorosamente toda a agenda da FASUBRA, aprovada em suas plenárias e no congresso, para fazer com que essa pressão aconteça. Isso foi muito importante, pois garantimos, a princípio, uma mesa de negociação. Mostra que quando estamos nesse movimento de engajamento, participando, cobrando, atuando na rua e conversando com os familiares, como fizemos, e que permitiu que pudéssemos ingressar no PPA (…)”, disse.

Chega de enrolação!

Nas deliberações, a categoria aprovou com 89% dos votos pelo Indicativo de Greve a partir do dia 11 de março e o Fundo de Greve, necessário para custear as ações durante os dias em que permanecer na greve. Para representar a categoria no dia 09 de março na Plenária Excepcional Virtual da FASUBRA, o nome de Edinelvan Lima foi consensuado entre os(as) presentes.

Como não se faz greve sem antes existir uma forte mobilização, a assembleia tirou dois importantes encaminhamentos para as semanas que antecipam o dia 11/03. Durante a Semana de Acolhimento, o Sindicato vai realizar atividades nos campi da universidade, e concomitantemente, durante as duas semanas que antecipam a greve, a coordenação da ASSUFBA fará visitas nos campus Jorge Amado, Sosigenes Costa e Paulo Freire.