Em Assembleia Geral Virtual, da ASSUFBA servidores da UFRB debatem ataques à categoria

A Resolução 003 /2021, que trata das diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento a Covid-19 no âmbito da UFRB, foi o principal objeto de debate da Assembleia Geral Virtual, realizada pela ASSUFBA, nesta quinta-feira (22/07), com os servidores da instituição.

A Coordenadora Geral do Sindicato, Aida Maia, informou que a UFRB construiu a resolução entre os meses de abril e maio sem qualquer diálogo com a Coordenação da ASSUFBA e a Seção Sindical.

Após amplo debate e muitas sugestões da Coordenação da ASSUFBA e da categoria, os servidores aprovaram a construção de um documento para ser apresentado na reunião do Conselho Universitário, que acontece na próxima semana, e à Reitoria da UFRB.

A Coordenadora Aida Maia e o membro da Seção Sindical, Elielson Aquino, lembraram que a categoria não é contra a volta das atividades presenciais, mas que o retorno só deve acontecer com as condições necessários para conter a disseminação da Covid-19.

Entre os pontos sugeridos para o documento, testagem dos trabalhadores, retorno com garantia de EPIs, higienização dos ambientes, revezamento em turnos de trabalho, com Turnos Contínuos de 6 horas, além de um tempo hábil de organização dos espaços para as demandas nesse contexto de pandemia.

A assembleia também aprovou a participação da categoria nos atos chamados pela ASSUFBA, FASUBRA e centrais sindicais, que acontecem no sábado (24/07), pelo Fora Bolsonaro. O presidente tem feito duros ataques aos servidores. Inclusive, as Instruções Normativas que atingem diretamente a categoria e ferem a autonomia universitária foram debatidas na atividade desta quinta-feira (22/07).