Em Assembleia Geral Virtual, servidores da UFOB aprovam conjunto de propostas e ampliação do enfrentamento à Reforma Administrativa

Reunidos em Assembleia Geral Virtual, na manhã desta terça-feira (06/10), os Técnico-Administrativos em Educação da UFOB aprovaram um conjunto de propostas para defender o serviço público, a educação e ampliar o enfrentamento à Reforma Administrativa.

Logo no início da assembleia, os servidores aprovaram, por unanimidade, a pauta da atividade. Em seguida, fizeram as discussões dos demais pontos. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, abordou a conjuntura nacional e os ataques ao serviço público e aos servidores promovidos pelo governo Bolsonaro.

Um dos mais graves é a Reforma Administrativa, que pretende fazer um verdadeiro desmonte do serviço público. Diante da grave situação, Renato Jorge reforçou a necessidade de unidade e da resistência para combater os ataques de Bolsonaro. Desde o início do governo, o presidente mostra a incapacidade de gerir o Brasil. Agora, aproveita a pandemia para aprovar propostas que prejudicam os trabalhadores e cortar orçamento de áreas importantes, como saúde e educação.

O Coordenador da ASSUFBA, Rony Keito, deu os informes locais e falou sobre o teletrabaho, semestre suplementar, falta de recursos para acompanhamento das aulas e o plano de biossegurança da UFOB.

O Coordenador da FASUBRA (suplente), Fernando Mota, também participou da atividade e fez explanações sobre a conjuntura e as estratégias contra a Reforma Administrativa. Ele falou sobre a importância de a categoria e as entidades representativas pensarem mecanismos de combate às medidas do governo, intensificar o diálogo com a população e pressionar os deputados. “Temos muitas batalhas pela frente, envolvendo as bases, na luta contra a destruição efetiva do serviço público”.

Durante a assembleia, os técnicos também aprovaram a proposta de ações, apresentada pela Coordenadora da ASSUFBA e da FASUBRA, Lucimara da Cruz, a exemplo da campanha de valorização do serviço público e contra a Reforma Administrativa; e intensificar as campanhas junto aos parlamentares da Bahia para que votem contra a medida no Congresso Nacional e para o aumento do orçamento das IFES.

Ainda entre as iniciativas, unificar as ações junto às centrais sindicais, entidades do setor público, estatais, movimento sindical; fortalecer ações com às entidades da educação: TAEs, docentes, estudantes, empregados públicos e terceirizados; intensificar a comunicação na categoria, esclarecendo os prejuízos para os servidores ativos e aposentados das IFES, além da campanha junto à sociedade, esclarecendo os efeitos e prejuízos do desmonte do serviço público para quem mais precisa.

A categoria aprovou ainda a defesa das garantias de direitos aos servidores no trabalho remoto, agora e pós pandemia; combater a redução salarial com redução de jornada; lutar para garantir a segurança aos trabalhadores de serviços essenciais sejam servidores do RJU, terceirizados ou das empresas públicas; e intensificar a luta para a manutenção da infecção por Covid-19, como doença ocupacional para trabalhadores que se contaminarem no serviço.

Durante a assembleia, os servidores deliberaram também pela não adesão à Greve Nacional da FASUBRA, por entenderem o perigo que seria fazer uma paralisação em meio à pandemia, sobretudo, porque iria atingir os profissionais dos serviços essenciais, que prestam atendimento à população no combate ao coronavírus.

A delegação que participa da Plenária Virtual Nacional da FASUBRA, que ocorre nos dias 15 e 16 de outubro, também foi eleita. Na base da UFOB, quem representa os servidores é o Coordenador da ASSUFBA, Rony Keito.