Em Assembleia Geral Virtual, servidores(as) da UFRB avaliam a Greve da categoria

Os informes nacionais sobre a Greve dos(as) servidores(as) pela Reestruturação e Aprimoramento da Carreira e Recomposição Salarial foram passados pela Coordenação da ASSUFBA para os(as) servidores(as) da UFRB, durante Assembleia Geral, nesta quinta-feira (04/04).

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, falou sobre o Relatório Final do GT-REESTRUTURAÇÃO do PPCTAE composto pelo MEC e MGI, entregue pela FASUBRA e que ainda aguarda retorno do governo, o calendário de ações e as orientações enviadas pelo Comando Nacional de Greve. Ele lembrou que a orientação da FASUBRA é que a prioridade da categoria é não terminar o governo Lula sem reajuste para os(as) trabalhadores(as).

O Coordenador Geral do Sindicato, Edinelvan Lima, falou sobre as mesas de negociação e da estratégia do governo de ter apresentado proposta de reajuste dos auxílios e depois ter condicionado o aumento à anuência das entidades representativas. Para ele, há orçamento, mas falta solidariedade com a categoria, que é essencial para a sociedade. Outra afirmação foi que a proposta dos(as) TAE prevê ganho para todos: ativos, aposentados e pensionistas.

Encaminhamentos

Os(as) servidores(as) expressaram as suas opiniões e fizeram propostas para fortalecimento da greve, assim como a Coordenação do Sindicato, a exemplo da incorporação das Coordenações Geral, de Comunicação e de Administração e Finanças da ASSUFBA ao Comando Local de Greve, além da realização de reunião ampliada para discutir o movimento, inclusive o Direito de Greve e o acordo que vai ser constituído com a Reitoria.

A servidora Priscila opinou sobre a greve e propôs a realização de uma reunião geral do Comando Local de Greve (incluindo representações da ASSUFBA-SSA) para esclarecimentos e consultoria sobre os pedidos vindo da Reitoria para liberação de serviços e setores em Estado de Greve; envio de materiais de materiais que dê visibilidade e representatividade à Greve no Recôncavo e regiões com centros de ensino da UFRB; além da divulgação de atualizações e registros fotográficos e matérias da universidade na página da ASSUFBA.

Outro encaminhamento é a criação de um grupo de Whatsapp para compartilhamento dos documentos e legislações sobre a greve, a realização de uma Roda de Conversa e o agendamento de uma reunião para tratar exclusivamente dos processos jurídicos. A assembleia referendou ainda o nome da servidora Aida Maia para compor o Comando Nacional de Greve.