Em assembleia, servidores da UFBA criticam truculência em Brasília. Greve continua

Além da aprovação da continuidade da greve contra a PEC 55, a assembleia, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (01/12), na Faculdade de Economia, aprovou o Regimento Interno para as eleições da representação dos técnico-administrativos nos Conselhos Superiores da UFBA, que deve acontecer nos dias 9 e 10 de janeiro de 2017.

Ao início da atividade, os servidores fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente com a aeronave do time Chapecoense, na Colômbia, ao falecimento do servidor da UFBA, Luciano Bispo dos Santos, que era lotado na Faculdade de Economia, e ao sepultamento da democracia, após a aprovação da PEC 55, em primeiro turno no Senado.

O coordenador de Formação Sindical da Assufba, Antonio Bomfim, relatou como foi o #OcupaBrasília. Da base do Sindicato, mais de 70 trabalhadores participaram da Caravana, cujo objetivo era protestar contra a PEC, que congela investimentos públicos durante os próximos 20 anos.

img_0706

Mas, infelizmente, os trabalhadores foram surpreendidos com a truculência e violência da polícia, que agrediu os manifestantes, durante a votação, que ocorreu nesta terça-feira (29/11). “Foi muito duro. Nós experimentamos uma prática que não víamos desde 1968, no auge da ditadura militar. Ficamos chocados com o nível de brutalidade que o governo dispensou à classe trabalhadora.

Os presentes puderam ouvir os caravaneiros, que criticaram as agressões. “A polícia utilizou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra nós, que fazíamos uma passeata pacífica”, afirmou a coordenadora de Aposentados, Dolores Brito. Opinião compartilhada pelo coordenador de Esporte e Cultura, Mário Sérgio. ”Parecia que estávamos em uma guerra. Começaram a nos encurralar. Fomos tratados como marginais”.

img_0843

Durante a volta da Caranava, os servidores fizeram parada na UFOB. O coordenador Antonio Bomfim participou da reunião do Conselho Universitário e colocou para a reitora Iracema Veloso a preocupação com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o corte de ponto dos técnico-administrativos em greve.

Em relação ao assunto, o coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, informou que o Comando Local de Greve da UFBA se reúne, nesta sexta-feira (02/12), com o reitor da Universidade, João Carlos Salles, para tratar sobre o documento enviado pelo Ministério do Planejamento para pressionar os gestores.

img_0748

A assessoria jurídica da FASUBRA analisa a situação e se reúne com o ministro da Suprema Corte, Napoleão Maia. Para Renato, este é um governo ilegítimo e de exceção. “O acórdão do STF ainda nem foi publicado e o Ministério do Planejamento se movimenta para tomar medidas unilaterais”.

Também foi aprovada na assembleia uma moção de aplausos para o diretor da Faculdade de Economia, Paulo Antônio Freitas Balanco, que está deixando o cargo.