Em Assembleia, servidores(as) da UNILAB – Campus dos Malês discutem a Reestruturação da Carreira e mobilizam para possível greve

Na última segunda-feira (26/02), os(as) servidores(as) da UNILAB – Campus dos Malês se encontraram na Assembleia Geral Virtual da ASSUFBA, em um amplo debate onde deliberaram sobre o indicativo de greve para o dia 11 de março. A convocação foi orientada pela FASUBRA, para que os sindicatos discutam com suas bases sobre os encaminhamentos da última reunião da Mesa Setorial de Negociação que tratou do Aprimoramento e Reestruturação da Carreira com o Governo.

O coordenador Geral, Renato Jorge, explicou como funcionam as mesas de negociações que estão em andamento, sendo a Mesa Setorial de Negociação, com a participação da FASUBRA e o Sinasefe e a Mesa Nacional de Negociação Permanente, que trata do Reajuste Salarial e tem a presença do Fonasefe e já possui reunião agendada para a quarta-feira (28/02).

A coordenadora da pasta de Formação Sindical, Adelmária Ione, deu os informes e reforçou a necessidade de permanecer com a mesa de negociação da carreira. Na oportunidade, ela falou de algo que a ASSUFBA vem alertando ultimamente, sobre o grau de rotatividade dos trabalhadores TAEs em decorrência dos baixos salários e falta de incentivos na Carreira.

Edinelvan Lima, coordenador Geral, e Virgínia Valadão, coordenadora da pasta de Saúde do Trabalhador, chamaram a categoria para a luta. Para Edinelvan, “só resta a luta, a mobilização e entender que é urgente a Reestruturação da nossa Carreira e uma posição do Governo”. Virginia salientou que “greve por greve não adianta, se a gente não tomar a responsabilidade e ir à luta”.

Os(as) trabalhadores(as) fizeram suas avaliações sobre o cenário. Eles(as) mostraram sua indignação com o descaso do Governo com a carreira TAE, que segue sem valorizar quem de fato faz as Instituições Federais de Ensino brasileiras funcionarem.

Como encaminhamento para os dias que antecipam a Greve, Renato propôs uma mobilização em São Francisco do Conde, com um teor mais cultural, para dar visibilidade ao dia 11 de março. A Coordenação vai ver a possibilidade de uma reunião entre a ASSUFBA, DCE e APUB para a construção deste ato, com a ideia da confecção de um material visual.

No dia 04 de março, o GT Carreira da ASSUFBA vai realizar uma roda de conversa presencial sobre a Reestruturação e Aprimoramento da Carreira. O horário e o local exato serão divulgados posteriormente.