Em assembleia, técnicos debatem questões de interesse da categoria

Em assembleia realizada na manhã da quinta-feira (17/03), na Escola Politécnica, técnico-administrativos ativos e aposentados da UFBA participaram do primeiro encontro de 2016 para tratar de temas relevantes para a categoria. Dentre os assuntos, processos judiciais, aumento de plano de saúde e a discussão sobre carreira.

Renato Jorge, coordenador Geral da Assufba, chamou a atenção para o fato de que muitos trabalhadores do processo das 30 horas ainda não foram retirar o cheque no sindicato. “A Assufba teve um trabalho duro para conseguir que esse processo fosse pago. É importante que os trabalhadores venham receber seus valores.”

Uma das questões que, atualmente, tem chamado a atenção dos técnicos é a da Promédica. De acordo com Renato, o contrato é o único na Bahia entre um sindicato e o plano. “Esse contrato tem mais de 20 anos. Nossa data-base é em março e estávamos desde janeiro negociando com a direção da Promédica. Felizmente, conseguimos realocar o reajuste para abril e diminuir o valor para 9,8%, abaixo do que foi registrado pelo IGMP.”

IMG_4203

GEAP

A Assufba entrou com ação contra a GEAP e está aguardando a decisão do juiz. Segundo Renato, o aumento da GEAP é abusivo e não atinge só a UFBA, pois é nacional. Os trabalhadores votaram e aprovaram, por unanimidade, a realização de um encontro com a direção da GEAP, UFBA e os usuários do plano, que acontecerá no dia 14/04, às 9h, na Escola Politécnica.

Carreira

Integrante da Comissão Nacional de Carreira e coordenadora Geral da Assufba, Aida Maia falou sobre a reunião realizada no dia 16/03, com trabalhadores da UFBA, quando foi tratado o plano de carreira dos servidores técnico-administrativos, que completa 10 anos. “Atualmente, várias coisas não atendem nossa categoria. Desde outubro de 2015 estamos tratando do tema”, declara.

Nelson Neves, coordenador da CIS-UFBA, falou da importância em debater o tema com os trabalhadores, pois esse é um momento essencial para o futuro dos técnicos.

Desvio de função

De acordo com Renato Jorge, muitos trabalhadores que estão nessa situação precisam ficar atentos. “Acho muito difícil que o debate sobre ascensão funcional prospere nesse momento de crise. Os técnicos devem juntar documentos que comprovem o desvio para, posteriormente, entrar com uma ação.”

IMG_4226

Informes nacionais

Na ocasião, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a indicação de delegados para a plenária da Fasubra, a ser realizada entre os dias 1º e 03/04, em Brasília. A plenária vai debater temas de grande interesse dos trabalhadores. Já o Encontro Nacional de Aposentados acontece entre os dias 07 e 09/04, também em Brasília.

Informe Jurídico

Renato Jorge informou que o processo da Hora Extra Incorporada está finalizado aguardando uma decisão do juiz.  “É uma processo longo, mas estamos sendo vitoriosos, pois a hora extra não sairá mais do contracheque dos trabalhadores daqui como tem acontecido em outros locais.”

O advogado da Assufba, Hugo Leonardo, declarou que o Sindicato analisa entrar com ação sobre um desconto de R$ 59,00 no salário dos servidores na época de Fernando Henrique Cardoso. Os presentes aprovaram, por unanimidade, que a Assufba entre com ação judicial. Sobre os 3,17%, Hugo Leonardo informou que o processo está concluso para despacho. Já os 28,86%, está aguardando decisão judicial.

Defesa da democracia

Renato Jorge chamou a atenção dos presentes para as manifestações que estão acontecendo em todo país em defesa da democracia e do estado democrático de direito. “É importante que nós, trabalhadores, lutemos contra qualquer tipo de retrocesso. Precisamos nos somar aos atos e defender os nossos direitos.”

Paulo Vaz, coordenador da Assufba e da Fasubra, declarou que os presentes irão fazer uma moção de apoio a democracia brasileira.