Em ato, ASSUFBA defende a autonomia universitária e cobra nomeação da reitora eleita da UFRB

Defender a autonomia universitária e cobrar a nomeação da professora Georgina Gonçalves, eleita reitora da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) pela comunidade universitária, e também indicada na lista tríplice do CONSUNI (Conselho Universitário). Estes foram os principais objetivos do ato, realizado nesta quarta-feira (24/07), promovido pela ASSUFBA e a APUR, que contou também com a presença de representantes da APUB, UJS e estudantes dos Centros Acadêmicos de Cachoeira, Cruz das Almas e Amargosa.

Durante as falas, os representantes das entidades reafirmaram a defesa da legitimidade da lista tríplice indicada no CONSUNI, em fevereiro, além de terem chamado atenção para o fato de que a AGU (Advocacia-Geral da União), MPF (Ministério Público Federal), e Justiça Federa não terem encontrado ilicitude nos trâmites legais e no processo de indicação.   

Os Coordenadores da ASSUFBA, Aida Maia, Renato Jorge e Paulo Vaz, presentes no ato, denunciaram o grave ataque à autonomia universitária, prevista no artigo 207 da Constituição Federal. Vale lembrar que, desde que foi protocolada a lista tríplice, em 14 de março, a UFRB tem sofrido contestações sobre a condução do processo eleitoral.

O Sindicato também chamou a atenção para a importância de ser respeitada a vontade da comunidade universitária em ver a sua escolha das urnas referendada. 

Durante o ato, aconteceu reunião extraordinária ordinária do CONSUNI, que, mais uma vez, ratificou a necessidade da nomeação da reitora e respeito à decisão do Conselho, com apoio da autonomia universitária.

Fotos: ASSUFBA, APUR e APUB