Em audiência com a ASSUFBA Sindicato, reitor da UFBA, prof. João Carlos Salles, reafirma a garantia dos direitos dos servidores RJU do COM-HUPES e MCO e a não cessão à EBSERH

Nesta segunda-feira (04/10), os coordenadores da ASSUFBA, Renato Jorge e Giancarlo Damiani, junto à Seção da ASSUFBA-HUPES, realizaram audiência com o Reitor da UFBA, prof. João Carlos Salles, a PRODEP e os superintendentes do COM-HUPES e da MCO, para retomar o debate sobre a pauta, protocolada em 2019 pela entidade, que contém a garantia dos direitos dos trabalhadores RJU lotados nos hospitais universitários.

Um dos pontos da pauta é a discussão sobre a cessão dos servidores à EBSERH, de forma unilateral, e a fusão do Complexo Hospitalar Professor Edgar Santos e a Maternidade Climério de Oliveira. O reitor da UFBA disse não ter recebido informações formais sobre o assunto. Também reafirmou a decisão de não fazer a cessão dos Técnico-Administrativos em Educação à EBSERH, bem como garantir os direitos dos servidores RJU lotados no COM-HUPES e MCO.

A Superintendente do Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho, falou sobre os Turnos Contínuos, outro ponto de pauta. De acordo com ela, alguns processos já foram encaminhados para a PRODEP. Renato Jorge chamou a atenção para o fato de que alguns setores funcionam apenas com um servidor, o que impacta diretamente no funcionamento das unidades e no trabalho dos servidores, que são sobrecarregados.

O cumprimento do Regime Jurídico Único e do Plano de Carreira dos Cargos, além do Ponto Facultativo conforme orientação da Administração Central também foram abordados. A garantia para o prazo da entrega de frequência foi outro ponto de reinvindicação, já que os servidores dispõem de curto período para a assinatura do espelho de ponto.

Outra reivindicação foi a garantia de atendimento e acompanhamento dos servidores RJU pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho. Sobre a avaliação de desempenho dos trabalhadores RJU, a categoria afirma que a avaliação não pode ser realizada pela EBSERH e sim pela PRODEP/UFBA. Sinaide Coelho disse que é feita por trabalhador RJU e não EBSERH.

A garantia de qualificação e capacitação dos Técnico-Administrativos em Educação lotados nos hospitais foi tratada por Giancarlo, que pontuou a necessidade de criar condições de aperfeiçoamento específicos para os trabalhadores da saúde, que lidam diretamente com a assistência à população.

O superintendente pró tempore, Prof. Francisco Farias, disse que é importante a discussão do documento apresentado pela ASSUFBA Sindicato e que o debate vai ser feito de forma conjunta com a PRODEP.

Foi acertado que a UFBA vai responder o documento e encaminhar oficialmente através da PRODEP para os superintendentes. A comissão composta por Giancarlo Damiani Vasques; Radinei Santos Nascimento; Aurélio Amorim Reis; Lucimara da Silva Cruz; e Antônio Jorge Freitas Fiais vai discutir com a Pró-Reitoria e os superintendentes o restante da pauta e encaminhar soluções para as questões.

Confira o documento na íntegra:

https://drive.google.com/file/d/1xqOjrdJrmBOHOQcGcIUlwEb0cDHK8L_J/view?usp=drivesdk