Em audiência com a Reitoria da UFBA, ASSUFBA debate retorno ao trabalho presencial

A ASSUFBA Sindicato se reuniu, na manhã desta quarta-feira (20/10), com a Reitoria da UFBA, para tratar demandas, como o retorno gradual presencial, Instrução Normativa 90, teletrabalho e Turnos Contínuos. Pela Universidade Federal da Bahia, participaram o reitor prof° João Carlos Salles, a pró-reitora Denise Vieira e a assessora da PRODEP, Jacqueline Samagaia.

A Coordenação da ASSUFBA, na presença de Renato Jorge, Valmiro dos Santos, Radinei Nascimento, José Carlos, Eliete Gonçalves e Paulo Roque, levaram um conjunto de questões à gestão e cobrou a resposta do documento, enviado no dia 4 de outubro à Reitoria, que trata das demandas dos hospitais universitários. Também solicitou à PRODEP a criação de uma comissão para tratar do assunto.

Sobre o retorno gradual das atividades presenciais, duas fases estão previstas: a primeira etapa com início em 3 de novembro e a segunda em 25 de novembro, a depender do andamento das obras de adequação de espaço físico das unidades. O Coordenador Geral, Renato Jorge, sugeriu um diálogo entre a Reitoria e os trabalhadores da Administração Central, para que a universidade exponha o plano de retomada e possam sem tiradas todas as dúvidas acerca do tema. A UFBA concordou e vai realizar a reunião acontece no próximo dia 3, às 14h.

Para Renato, é importante que a discussão sobre a Instrução Normativa 90, que trata da volta ao trabalho presencial, seja feita atendendo as necessidades da universidade e não sob demanda do governo federal. O reitor afirmou que a instituição não está sendo pautada pela IN, com exceção da parte que trata da proteção dos servidores.

A Coordenadora de Saúde do Trabalhador, Radinei Nascimento, falou sobre o teletrabalho e as discussões que o Sindicato tem feito com a categoria, abordando os malefícios e pegadinhas da Instrução Normativa 65. Ela também questionou a forma de avaliação dos servidores que estão trabalhando de forma remota, os auxílios, como o de insalubridade, além de outros pontos ameaçados pela IN 65.

Os Turnos Contínuos também estiveram em debate. A ASSUFBA cobrou uma posição da universidade, que ficou de agendar primeiramente uma reunião com o Sindicato e a CAJ Central. Depois, reuniões com as CAJs Locais.

Outro pedido da ASSUFBA é a estruturação da CAJ Central e liberação dos membros para dar andamento aos trabalhos. Além disso, o Sindicato também solicitou que nas CAJs Locais de unidades que contam com muitos funcionários, como é o caso dos hospitais universitários, os trabalhadores sejam liberados da escala de trabalho para que seja possível agilizar as demandas.