Em busca do cartão do SUS

Com a determinação do Ministério da Saúde de que o Cartão Nacional da Saúde do SUS será obrigatório a partir deste mês para marcação de consulta, exame, cirurgia, vacina e retiradas de medicamentos nas unidades de saúde, a procura pelo serviço foi grande durante todo o dia de ontem na capital. A partir de agora, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o cartão para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem possuir o cartão.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão e Informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ariosvaldo Nonato, a partir do dia 30 deste mês, será obrigatório a apresentação do cartão para ter atendimento nas 150 unidades de saúde espalhadas em toda cidade. Segundo ele, já os usuários de plano de saúde têm até o dia 5 de junho para fazer o cartão e informar as operadoras o número.

Ainda de acordo com Nonato, as pessoas que não tiverem o cartão até a data determinada pelo MS não serão impedidas de receber atendimento de urgência e emergência nas unidades de saúde. Durante a consulta, os funcionários das unidades emitirão o cartão ao paciente.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida adotada faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. O número do cartão deverá ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares.

Presente na tarde de ontem no 5ª Centro de Saúde Professor Clementino Fraga, situado na Avenida Centenário, a aposentada Maria José Pinto, 72 anos, informou que apesar de já possuir o cartão do SUS, ela correu para fazer o da neta, já que a criança estava com uma consulta marcada ao oftalmologista.

Ela contou que teve dificuldades para conseguir fazer o cartão, informando que percorreu outras duas unidades, sendo informada por funcionários de que não havia material para emitir o documento. “Assim que acordei assistir na TV que a partir de hoje (01), seria necessário o cartão do SUS para ser atendido nas unidades de saúde. Preocupada com minha neta, resolvi fazê-lo o quanto antes. Graças a Deus que consegui”, comemorou.

A gerente da unidade Margareth Rocha informou que por dia são emitidos 80 cartões do SUS. Segundo ela, devido as informações passadas pelos veículos de comunicação a procura na unidade aumentou bastante, ultrapassando o limite. No 2ª Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no bairro de Nazaré o movimento também foi intenso. Segundo informou funcionários, a procura pelo cartão gerou fila durante todo o dia.

Para fazer o cartão SUS é necessário ter em mãos a carteira de identidade ou a certidão de nascimento ou ainda a de casamento e comprovante de endereço. Menores de idade precisam apresentar a certidão de nascimento, comprovante de endereço e o documento de identidade da mãe ou do pai.

O CNS tem o formato de um cartão de crédito e contém uma etiqueta com dados pessoais do usuário e o número nacional, fornecido pelo Ministério da Saúde. Cada número é único e exclusivo para cada cidadão, e é válido em todo o Brasil. O cartão Foi criado para centralizar todas as informações sobre o paciente. Por intermédio dele, o histórico de atendimento do usuário poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país. Quem tiver interesse em obter informações mais precisa sobre o serviço basta acessar o site www.saude. salvador.ba.gov.br.

Fonte: Tribuna da Bahia