Em meio ao cenário de pandemia, popularidade de Bolsonaro cai

Uma pesquisa divulgada pela XP investimentos, nesta sexta-feira (03/04), apontou a queda na popularidade do presidente Bolsonaro, que se mostrou totalmente contra o isolamento social, em meio a pandemia da COVID-19. Segundo o levantamento, foi a maior rejeição da série histórica, na qual 28% dizem considerar que o presidente tem atuação boa ou ótima, enquanto 42% atribuem avaliação ruim ou péssima.

Os entrevistados foram questionados sobre o isolamento social preconizado pelo Ministério da Saúde. A maioria (80%) concorda que esta é a melhor forma de tentar evitar a contaminação pelo vírus. O que vai na contramão das falas contraditórias de Bolsonaro, que desconsidera as orientações da OMS, chamando a pandemia de “gripezinha”, minimiza seus efeitos e defende que o isolamento social decretado em alguns estados sejam revogados. A outra parte discordou parcial ou totalmente (60%), enquanto 34% concordaram com parte ou com toda a declaração do presidente. 

Outro dado levantado foi sobre a atuação do Congresso e dos governadores. O Legislativo passou a ser visto como ótimo ou bom por 18% da população, contra 13% na pesquisa anterior. A avaliação negativa caiu de 44% para 32%. Em relação aos governadores, o ótimo/bom passou de 26% para 44%, e o ruim/péssimo, de 27% para 15%.