Em reunião convocada pela ASSUFBA Sindicato, PRODEP informa que todos os Servidores retornam às atividades presenciais no dia 06 de junho na UFBA

Na última terça-feira (31/05), a ASSUFBA Sindicato realizou mais uma audiência com a PRODEP, com a finalidade de debater o retorno presencial às atividades na UFBA, previsto em comunicado para o dia 06 de junho. Na oportunidade, os coordenadores tiraram dúvidas sobre as instalações e os planos de biossegurança, já que o contexto ainda é de pandemia.

O coordenador Geral, Renato Jorge, introduziu o debate pedindo à Pró-reitora, Denise Vieira, que falasse um pouco sobre como será o retorno presencial, baseado na Instrução Normativa 36 e previsto para o dia 06 de junho na UFBA, de acordo com o Comunicado relacionado às atividades presenciais na UFBA, enviado pelo gabinete da Reitoria no dia 19 de maio de 2022.

De acordo com Denise, a decisão da reitoria foi de emitir um comunicado pautado na nota técnica do Comitê de Acompanhamento da Covid na UFBA, que essa é uma imposição sistêmica, pois não será mais possível fazer o controle de frequência de servidores em home office. Todos os servidores voltarão à situação como era antes do início da pandemia.

Ela informou ainda que a UFBA dará um prazo de dois meses para os servidores com comorbidade grave poderem se adaptar ao retorno presencial. Essa flexibilização será algo em que as chefias terão que lidar com cada caso. A pró-reitora afirmou que o retorno vai se tornar inegociável e que os rodízios de trabalhadores também se encerram a partir do dia 06.

Renato opinou que é importante ter mais algum documento explicando o comunicado encaminhado pela PRODEP. Ele vê com preocupação as condições em que o trabalhador vai encontrar as unidades, entre outros problemas diante do retorno, que precisam ser esclarecidos e garantidos com precisão.

Sobre as condições de biossegurança nos locais e de infraestrutura, Denise explicou que genericamente falando, há condições sim de retorno, devido aos esforços extras da SUMAI de consertar as instalações, e também da PROAD, responsável pela limpeza e pelos EPIs. “Não são ideais, mas são suficientes”, afirmou. Ela também comentou do problema de insegurança nos campus da UFBA, que estão passando por reforços de segurança pública e privada nesses períodos”.

A Coordenação da ASSUFBA Sindicato, vendo a necessidade de um maior diálogo com os servidores, sobre condições de trabalho e questões de segurança, em especial para os servidores que trabalham à noite, estará solicitando uma reunião entre os servidores das unidades órgãos da UFBA e a Administração Central com a maior brevidade possível.