Em reunião, reitor da UFBA reafirma que não quer penalizar servidores que fizeram greve

Não há intenção por parte da Reitoria da UFBA de penalizar os técnico-administrativos que exerceram o legítimo direito de greve. Essa foi a informação dada pelo reitor da Universidade, João Carlos Salles, em reunião, para tratar das faltas durante o movimento, ocorrida nesta terça-feira (20/12), com a coordenação da Assufba.

O reitor defendeu a autonomia universitária e negou qualquer iniciativa de represália. “A greve não pode ensejar retaliação aos técnico-administrativos, inclusive, os que estão em estágio probatório. Qualquer ocorrência deve ser comunicada à Prodep e à Ouvidoria da UFBA”. Também informou que a AGU (Advocacia Geral da União) não formalizou cobrança até o momento.

O coordenador de Assuntos Jurídicos e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, agradeceu o apoio do reitor durante a greve contra a PEC 55 e pelo cumprimento do acordo de 2015 e o posicionamento na reunião da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), de ser contrário ao corte de ponto dos servidores, decisão tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

reuniao_reitor_livro

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, lembrou que o objetivo do encontro é chegar a um consenso para restabelecer a normalidade dentro da Universidade e regularizar as atividades acumuladas durante a greve.

Além do movimento grevista, Renato Jorge cobrou da pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP), Lorene Louise Pinto, presente na reunião, a continuidade da mesa permanente sobre capacitação e qualificação dos técnico-administrativos. Ainda informou sobre a vontade de realizar um seminário da categoria para tratar da segurança na UFBA. A pró-reitora disse que o GT se reúne, nesta quarta-feira (21/12), para discutir o tema.

Eleições

Durante a reunião, Renato Jorge comunicou ao reitor João Carlos Salles das eleições dos representantes dos técnico-administrativos nos Conselhos Superiores da UFBA, que acontecem nos dias 9 e 10 de janeiro.

O reitor entregou para a Assufba um exemplar do seu livro Filosofia, política e universidade, lançado esta semana.