Em SIPAT no Hupes, ASSUFBA aborda a saúde do trabalhador em tempos de crise

Saúde do Trabalhador em Tempos de Crise foi o tema abordado pela Coordenadora da ASSUFBA, Almira do Rosário, nesta quarta-feira (25/10), durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), que acontece no COM-Hupes até esta quinta-feira (26/11).

Os participantes puderam assistir o filme Hospital Doente, que mostra a realidade, muitas vezes difícil, do profissional que trabalha em um HU. A mostra chama atenção para a preocupação que o trabalhador deve ter com o seu próprio bem estar, já que os problemas existentes no ambiente laboral impõem dificuldades para o cuidado consigo e com o paciente.

IMG_9936

 

As condições de trabalho e a sobrecarga contribuem para o aumento no índice de adoecimento entre os trabalhadores. As doenças são de ordem física e psicológica. Na conjuntura atual, em que as áreas de saúde e educação sofreram duros cortes, a situação tende a se agravar.

A Coordenadora Almira do Rosário, técnica de enfermagem há 22 anos no COM-Hupes, falou também sobre o surgimento do movimento sindical e a luta pela saúde do trabalhador.

IMG_9949

 

Almira fez um retrospecto sobre a mobilização sindical e mostrou como o processo de industrialização influenciou no aumento de acidentes de trabalho e afastamento por doenças ocupacionais. Depois, abordou a situação atual do país e alertou como é importante que o trabalhador tenha consciência de classe e fortaleça as entidades representativas.

IMG_9951

 

O governo Temer tem atacado duramente o cidadão brasileiro. O teto dos gastos públicos, que congela investimentos em áreas como saúde e educação pro 20 anos, a reforma trabalhista, lei da terceirização foram citados como exemplos da agenda regressiva. A atividade contou com a participação de membros da Coordenação da ASSUFBA.

IMG_9947