Empresas aprovam home office, mas apenas 70% planejam encerrar ou reduzir a prática

Dados da Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), mostram que aproximadamente 94% das empresas brasileiras afirmaram que atingiram ou superaram as expectativas de resultados com o home office. No entanto, 70% planejam encerrar a prática ou reduzi-la a apenas 25% dos funcionários quando a pandemia de Covid-19 tiver terminado.

O levantamento ocorreu entre os dias 14 e 29 de abril, com 139 empresas brasileiras de grande, médio e pequeno porte.

A preferência por não manter o teletrabalho é oposta à visão dos funcionários. Outra pesquisa, também realizada pela FIA, revelou que 70% dos trabalhadores gostariam de se previnir do novo vírus continuando com o home office, seja integral ou parcial.

Nas quase 140 empresas consultadas, 46% dos funcionários estavam em posições que poderiam ser executadas de casa – e, de fato, quase todos eles (41%) adotaram o home office. As empresas pequenas foram as que conseguiram migrar mais funcionários: 52%. As grandes e médias, 38% cada.

Um dos principais problemas que as empresas tiveram para transição ao home office foi o acesso aos documentos e sistemas utilizados remotamente.