Entidades pressionam e discussão sobre direito de greve é retirada da pauta

Após reunião com a CSP-Conlutas e demais centrais sindicais na terça-feira (19), o Senador Romero Jucá (PMDB RR) comunicou, na sessão desta quarta (20) da Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal, a retirada de pauta do anteprojeto que trata da regulamentação do direito de greve no serviço público.

Na abertura da sessão, o Senador Jucá, que é o relator da matéria, informou que durante a reunião com as entidades, foram apresentadas críticas ao seu texto e sugestões de alteração da matéria. Diante da cobrança das Centrais, o parlamentar decidiu por solicitar a suspensão da discussão do anteprojeto na Comissão Mista neste dia 20, sem previsão de retorno da matéria à pauta. Foi agendada nova reunião com as entidades representativas dos trabalhadores para terça-feira (26), às 15 horas.

 

Foto: Senador Romero Jucá em primeira reunião com representantes das Centrais no dia 12/11 - Agência Senado

Foto: Senador Romero Jucá em primeira reunião com representantes das Centrais no dia 12/11 – Agência Senado

Segundo Paulo Barela, coordenador da CSP-Conlutas, neste último encontro com o Senador Jucá, seis centrais sindicais apresentaram ao parlamentar o projeto de lei, já encaminhado ao Congresso e à Casa Civil, fruto do acúmulo de discussões dos trabalhos desenvolvidos junto aos Ministérios do Planejamento e do Trabalho e Emprego.

Barela reafirmou, na reunião, que a CSP-Conlutas não tem acordo com este PL, uma vez que para a Central o direito de greve do funcionalismo é auto regulamentado. “Nossa posição não é discutir esse projeto e sim outras questões pendentes de regulamentação como a negociação coletiva e a contratação coletiva no serviço público”, apontou.

O coordenador da CSP-Conlutas ressaltou que foi solicitado um calendário de reuniões com o Senador Jucá e que a Central continuará participando dos encontros cobrando a efetiva participação dos trabalhadores na construção deste projeto.


Leia também: ANDES-SN participa de ato em defesa do direito de greve do servidor público

Fonte: http://www.andes.org.br/