ESTATUINTE JÁ! EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA! – See more at: http://apur.org.br/estatuinte-ja-em-defesa-da-democracia-e-da-autonomia-universitaria/#sthash.Lui8AojL.dpuf

Nesta sexta-feira (01/11) o CONSUNI terá uma tarefa importante para a história da UFRB. Na oportunidade, acreditamos que ocorra a deflagração do processo ESTATUINTE de nossa Universidade. A ESTATUINTE, para a comunidade acadêmica, equivale a CONSTITUINTE que rege uma Nação, caracterizando-se como processo político responsável por construir as diretrizes legais para o funcionamento normativo de uma população e, em nosso caso, das pessoas que vivenciam o fazer acadêmico-institucional. Afinal, todas as deliberações e seus consequentes desdobramentos estarão submissos ao Estatuto da UFRB, o qual deve carregar o espirito democrático e de autonomia da universidade. Certamente, muitos debates e discussões precisaram ser realizados, para que possamos adotar conceitos e concepções capazes de superar os desafios inerentes a realidade de uma Universidade Federal no Recôncavo da Bahia. Entretanto, tal empreendimento somente logrará êxito se verdadeiramente autônomo e livre de tutelas.

Entendemos que chegou o momento da UFRB e da comunidade do Recôncavo se pronunciar sobre o projeto de universidade que desejamos e estamos construindo no interior da Bahia, demonstrando indelevelmente nossa maturidade e altivez. Os debates já foram iniciados nas categorias, os docentes, em Assembleia Geral realizada no dia 21/03/13, apresentaram suas colaborações a metodologia de construção do Colégio Estatuinte, os técnico-administrativos já haviam encaminhado suas contribuições em 2012, e os estudantes, mais recentemente, em 19/07/13 também apresentaram proposições.  Ao se discutir a metodologia da ESTATUINTE, as categorias já estão discutindo o conteúdo do novo estatuto. Portanto, aguardamos que a comissão criada pela administração central apresente, ao CONSUNI, uma proposta metodológica que incorpore sugestões dos debates efetivados nas três categorias. Tal atitude expressará o interesse institucional pela valorização do processo democrático, pois, caso contrário, prevalecerão apenas as contribuições daqueles que, nomeados pela Reitoria, integraram a referida Comissão.

Por fim, alertamos que se faz necessário a abertura das decisões democráticas concretamente, e não apenas formais, na construção de nossa ESTAUINTE e, por conseguinte, dos fóruns de deliberação da UFRB. Os conselheiros do CONSUNI, neste 1º de novembro, terão a responsabilidade de iniciar o mais importante processo político da história da UFRB. Não podemos mais esperar, ESTATUINTE JÁ!

Fonte: http://apur.org.br