Estudantes fazem ato pelo retorno da democracia no ICI

Estudantes protestam na frente do ICI. Foto: Foco Fimes/ Américo Barros.

Estudantes protestam na frente do ICI. Foto: Foco Filmes/ Américo Barros.

O Instituto de Ciências da Informação (ICI) foi palco de um protesto de estudantes, na última quinta (28). Desde junho de 2012, os graduandos da UFBA lutam contra práticas realizadas pelo diretor do Instituto, Professor Rubens Ribeiro. Os estudantes afirmam que a comunidade universitária e os servidores estão sendo vítimas de assédio moral.

Após o ato, os estudantes caminharam em direção à Reitoria da UFBA, onde foi realizada a 1ª seção Ordinária do Consuni de 2013. A comunidade universitária informou à Reitora, Professora Dra. Dora Leal e aos Conselheiros presentes, o desejo pelo retorno da democracia no ICI.

“A UFBA é um espaço democrático e nós não concebemos a hipótese de que o Instituto (parte da Universidade) sofra com um regime autocrata. Precisamos ser respeitados, ter  liberdade para falar e ser ouvido, pois o ICI está no limite”, opina a estudante universitária e conselheira, Marina Fernandes.

O conselheiro e coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA, Antônio Bomfim Moreira, assim como a também conselheira e coordenadora de Comunicação, Cássia Virginia B. Maciel, se posicionaram a favor dos estudantes do Instituto e pontuaram que “A Universidade não é o espaço do grito e sim do diálogo”.

Conselheiros acompanham Consuni. Foto: Foco Filmes- Américo Barros.

Conselheiros acompanham Consuni. Foto: Foco Filmes- Américo Barros.

Na ocasião, a representação dos TAE ratificou sua posição favorável à apuração e devida medida disciplinar dos atos discriminatórios do diretor da unidade. A reitora Dora Leal acatou a sugestão da comissão de sindicância de buscar mediação.

 No próximo dia 6/03, a ASSUFBA vai participar de uma reunião com a comunidade do ICI e com a reitora Dora Leal, no Instituto de Ciência da Informação.

Fonte: Ascom  ASSUFBA Sindicato